Página Inicial
Sem categoriaCâmara de Itajaí aprova lei Ficha Limpa Municipal
O projeto é de autoria do vereador Robison Coelho e foi aprovada na noite desta quinta-feira (30), em segunda votação
Foi aprovada na noite desta quinta-feira (30), em segunda votação, o projeto de lei Ficha Limpa Municipal de autoria do vereador Robison Coelho (PSDB).
A proposta proíbe a nomeação para qualquer cargo comissionado ou função gratificada, inclusive de agente político, a pessoa que tenha sido condenada em qualquer hipótese de inelegibilidade prevista em lei federal também conhecida por “Ficha Limpa”. Ou seja, se a pessoa não atender os critérios exigidos para uma candidatura a um cargo político, não poderá assumir funções de confiança dentro da administração direta e indireta dos poderes Executivo e Legislativo de Itajaí.
O vereador lembra que cargos estratégicos dentro do governo são de livre nomeação do prefeito, no Executivo, e de vereadores, no Legislativo, e a lei pretende que as pessoas que exerçam estes cargos não tenham histórico de corrupção. “A intenção é garantir a probidade administrativa e a moralidade no exercício das funções públicas, com intuito de proteger o erário. Se a pessoa foi condenada por corrupção, por exemplo, não pode ser responsável por cuidar do dinheiro público”, afirma o parlamentar.
A lei “Ficha Limpa Municipal” foi aprovada por unanimidade pelos vereadores que estiveram presentes na sessão e segue agora para sanção do chefe do Poder Executivo.
Notícias Relacionadas
Mais notícias
-
MPSC monitora a execução da campanha de vacinação contra covid-19 segundo os planos estadual e municipais de imunização
-
Vigilante que perdeu a visão pelo caos na saúde de SC receberá danos morais e pensão
-
TJ mantém preventiva a homem que fugiu por 16 anos após ser denunciado por homicídio
-
Justiça atende a pedido do MPSC e afasta novamente Secretária Municipal de Criciúma
-
Chuvas deixaram 40 pessoas desabrigadas nos últimos dias em SC