keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Câmara de Itapema poderá ter Procuradoria da Mulher

Um dos objetivos de implantar a Procuradoria da Mulher no Legislativo de Itapema, é promover o acolhimento e atendimento das mulheres vítimas de agressão

X
Divulgação
Siga-nos no google-news

Na semana do Dia da Mulher, merece destaque o Projeto de Resolução 02/2021 apresentado pelo vereador João da Farmácia (PSL), que busca criar a Procuradoria da Mulher na Câmara de Vereadores de Itapema.  O Projeto conta com a coautoria da bancada feminina, formada pelas vereadoras Beth Rocha (PSD), Raquel da Saúde (PSL) e Zulma Souza (Progressistas) e também dos vereadores Alexandre Xepa (Progressistas), Léo Cordeiro (MDB) e Wanderley Dias (PSD).

Segundo o vereador, um dos objetivos de implantar a Procuradoria da Mulher no Legislativo de Itapema, é promover o acolhimento e atendimento das mulheres vítimas de agressão. “Através desse órgão, vamos poder atender, orientar sobre os direitos dessas mulheres, e também dar encaminhamento em parceria com os órgãos do município. E vale destacar a importância desse projeto diante dos índices de ocorrências nesse sentido”, argumentou o vereador João.  

Se for criada, a Procuradoria vai disponibilizar na sede do Poder Legislativo, um espaço reservado para o atendimento às mulheres, onde vai ser prestado um serviço de acolhimento, orientação e encaminhamentos de casos para os órgãos competentes.

A cidade de Itapema, como muitas outras, não conta com uma Delegacia da Mulher. Hoje, os atendimentos são feitos na Delegacia da Polícia Civil. Para o vereador João, a Procuradoria vem preencher essa lacuna e oferecer um serviço num ambiente mais acolhedor e seguro para mulheres, com assistência especializada. A expectativa do vereador João, é que ainda neste mês, a Procuradoria seja aprovada em plenário e comece a ser estruturada em Itapema.

Como funciona a Procuradoria de Porto Belo

Recentemente, o vereador João da Farmácia (PSD) visitou o Legislativo de Porto Belo, onde já existe o órgão, que é responsável por combater a violência à mulher e promover políticas públicas nesse sentido. Lá, trocou informações com a vereadora Procuradora Especial da Mulher, Silvana Stadler (PL), na busca por referências sobre o funcionamento, antes de propor a implantação aqui no Legislativo de Itapema.

A Procuradoria da Mulher de Porto Belo conta com o atendimento de uma estagiária em Piscologia, Suelyn Schmitz, responsável por receber quem procura o órgão. Ela destaca que o principal papel prestado ali, é garantir a segurança e o direito da mulher, assim como divulgar as leis em vigor, e garantir o acesso a esses benefícios. “Trabalhamos com toda rede municipal, o que inclui Delegacia, Assistência Social, Saúde, Polícia e Guarda Municipal. Recebemos os casos encaminhados por eles também, e fazemos todo processo de acolhimento e fora do ambiente intimidador da Delegacia, já que é um momento de vulnerabilidade”, contou Suelyn.

A Procuradoria de Porto Belo funciona há um ano, e já agregou novos serviços à comunidade feminina, como emissão de Boletins de Ocorrência, pronto atendimento para encaminhamento de laudos médicos – antes as mulheres precisavam ir até Balneário Camboriú para emitir um laudo em busca de medida protetiva. Através da Procuradoria, a Câmara de Porto Belo também promove ações educativas e palestras para ampliar o conhecimento sobre os direitos das mulheres, legislação em vigor, questões sociais ligadas a mulher, como a participação dela na política.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias ClicSC.
Política

Prefeito e vice-prefeito de Porto Belo anunciam novo secretário de Agricultura

A pasta será assumida por Gilberto João Pedro, que já possui experiência na área, tendo atuado anteriormente como secretário

Política

Confira os prazos do calendário eleitoral de julho

Veja condutas e etapas permitidas e vedadas a partir deste mês para quem for disputar as eleições de 2024

Política

Morre o vereador de Florianópolis Gabrielzinho, aos 39 anos

Parlamentar estava internado na UTI desde o dia 11 de junho

Política

Alesc aprova “Junho Violeta” para conscientização sobre violência contra pessoas com deficiência

Até então, o projeto era dedicado exclusivamente às ações de prevenção da violência contra a pessoa idosa

Política

Morre Paulo Konder Bornhausen, ex-político de SC e empresário

Paulo iniciou sua carreira política como deputado estadual em 1954

Mais notícias

Grande Florianópolis

Imobiliária cresce 92% em um ano e premia corretores com carros 0Km

A Gralha Imóveis entregou uma cegonha cheia de veículos como reconhecimento aos corretores que mais venderam em 2024 e premiou mais 65 colaboradores que se destacaram durante o ano; premiações totalizam R$1 milhão

Geral

Após reunião com governador, Azul analisa continuidade de voos no Aeroporto de Correia Pinto

Reunião com lideranças propõe soluções para evitar suspensão do Aeroporto Regional da Serra Catarinense em março