Na manhã de segunda-feira (20), um caminhão que transportava 14 toneladas de amido de milho utilizou a área de escape na BR-376, situada entre Santa Catarina e Paraná, para evitar um acidente após uma falha nos freios. A Arteris Litoral Sul, empresa responsável pela administração da via, informou que o veículo percorreu 30 metros dentro do dispositivo de segurança. Imagens da cena mostram o motorista conduzindo o caminhão para a área de escape sem ferimentos.
Desde a implementação da área de escape, o dispositivo já foi utilizado 195 vezes, evitando acidentes e contribuindo para a segurança de 426 pessoas. A Arteris Litoral Sul afirma que o motorista envolvido no incidente recente saiu ileso, reiterando a eficácia do sistema em situações de emergência.
As áreas de escape são monitoradas por câmeras, e quando um veículo entra no espaço, equipes da Arteris rapidamente respondem ao chamado. O atendimento inclui assistência médica e operadores de guincho, além de inspetores de tráfego que cuidam da sinalização para garantir a segurança na pista.
A Arteris investiu cerca de R$ 38 milhões nesses dispositivos de segurança, que desde 2019 contribuíram para a redução de 56% nos acidentes nas estradas sob sua gestão. Essas medidas fazem parte do compromisso da empresa com o Pacto Global da ONU, que visa a preservação da vida e a promoção de um trânsito mais seguro.