keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Caminho da água: você sabe como a água tratada chega em sua casa?

Até chegar neste ponto, ela precisa passar por algumas etapas e corresponder aos níveis de qualidade exigidos

X

A água é um recurso renovável encontrado facilmente na natureza. Contudo, nem toda a água serve para o nosso consumo e até que ela seja captada, ainda em sua forma bruta, percorre um longo caminho até chegar em nossos lares.

Ao ser distribuída na casa dos moradores a água pode ser utilizada sem preocupação para qualquer atividade do lar: cozinhar alimentos e ingestão de toda a família, por exemplo. Uma de suas principais funções, principalmente nos últimos dias de combate ao coronavírus, é a higienização pessoal e da própria casa como forma de prevenção e proteção à saúde.

Até chegar neste ponto, ela  precisa passar por algumas etapas e corresponder aos níveis de qualidade exigidos, como lembra o coordenador de operações da Águas de Bombinhas, Arthur May.

Confira caminho que a água percorre e as etapas de seu tratamento:

• Captação: a água bruta é captada e transportada por meio de uma adutora até a Estação de Tratamento de Água (ETA).

• Coagulação: Ao chegar na ETA adiciona-se um produto para clarificação, chamado Policloreto de Alumínio (PAC), que favorece a formação de flocos.

• Floculação: Nessa etapa os flocos unem-se uns aos outros, e tornam-se formações ainda maiores e mais pesadas. Essa unificação irá facilitar no processo de decantação.

• Decantação: Nesta fase a água permanece em repouso para que os flocos formados anteriormente possam sedimentar para o fundo do tanque.

• Filtração: após a decantação, a água passa pelos filtros (formados por cascalho, areia e carvão ativado). Nessa etapa as impurezas que ainda restaram ficam retidas no filtro, além disso, a água sofre a desodorização pela presença do carvão ativado.

• Fluoretação: Nessa etapa é adicionada à água uma quantidade de Ácido Fluorsilícico (H2SiF6).

• Cloração: O cloro também é adicionado à água com o objetivo de eliminar os microrganismos presentes.

• Correção do pH: Aqui ocorre a correção do pH através de um produto chamado hidróxido de cálcio. Ele tem a capacidade de diminuir a acidez.

• Armazenamento e distribuição: Finalmente a água já tratada pode ser distribuída para a população, reservada em caixas d’água ou reservatórios.
• Os padrões de potabilidade são determinados pela Portaria de Consolidação nº5 de 28 de setembro de 2017. Eles são analisados diariamente pela concessionária.

LEGENDA:

01 – Captação
02 – Gradeamento
03 – Floculação 
04 – Decantação 
05 – Filtração 
06 – Desinfecção 
07 – Reservação (reservatório)
08 – Rede de distribuição 
09 – Clientes (casas)

Utilidade Pública

Site da Águas de Penha traz informações e serviços importantes sobre a concessionária

Cliente também pode solicitar mudança de titularidade, conferir o endereço da loja de atendimento ao público e avisar a empresa sobre vazamento de água

Utilidade Pública

Fatura muito alta? Sua casa pode ter um vazamento

Uma descarga desregulada desperdiça 20 litros de água toda vez que é acionada

Utilidade Pública

Você sabe o que é e como funciona um sistema de abastecimento de água?

Aproximadamente 70% da superfície terrestre encontra-se coberta por água. No entanto, menos de 3% desse volume é de água doce e a maior parte está concentrada em geleiras. Assim, resta apenas uma pequena porcentagem de […]

Utilidade Pública

Desenvolvimento econômico e preservação ambiental: conheça os benefícios do saneamento básico

Muito se fala sobre o saneamento básico e as preocupações com as causas ambientais. Mas na prática, você sabe o que isso significa? Saneamento é o conjunto de medidas que visa preservar, ou modificar, as […]

Utilidade Pública

Como dimensionar o tamanho da caixa d´água

Volume de água reservado para uso doméstico deve ser, no mínimo, o necessário para 24 horas de consumo normal

Mais notícias

Política

Deputado Coronel Mocellin cobra demandas da segurança pública junto ao governador Carlos Moisés

O deputado Coronel Mocellin esteve, nesta segunda-feira, com o governador Carlos Moisés e com o comandante-geral do CBMSC, coronel Charles Alexandre Vieira, para cobrar pleitos importantes da segurança pública.Entre os quais, agilidade no encaminhamento do […]

Segurança

Mulher fica em estado grave após ser atropelada por carreta na BR-470

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama e o Samu prestaram os primeiros atendimentos à vítima