Durante uma fiscalização de rotina na manhã desta sexta-feira (18), na BR-101, em Araquari, policiais rodoviários federais capturaram uma imagem alarmante: um automóvel Jaguar/XF foi flagrado transitando a uma velocidade de 214 quilômetros por hora. A velocidade registrada é mais que o dobro da máxima permitida na via, que é de 100 km/h para veículos leves.
Na velocidade em que o veículo foi flagrado, as chances de o condutor conseguir parar ou desviar a tempo de evitar um pedestre, acidente ou outro imprevisto que ocorresse à sua frente são extremamente reduzidas. Este tipo de comportamento no trânsito aumenta significativamente os riscos de acidentes graves, colocando em perigo a vida do motorista e de outros usuários da via.
Conforme estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista que é flagrado dirigindo com velocidade acima de 50% da máxima permitida na via comete uma infração considerada gravíssima. A penalidade para este tipo de infração inclui uma multa de R$ 880,41, a atribuição de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a instauração de um processo administrativo que pode resultar na suspensão do direito de dirigir.
Antes restrito apenas a um biotipo, atualmente o mercado de modelos conta com perfis diversos, fugindo dos estereótipos padrões, para atender todos os tipos de campanhas