O grupo BIG Brasil, que possui 387 lojas, 41 mil funcionários e está presente em 19 estados brasileiros, foi comprado pelo grupo Carrefour Brasil. A aquisição expandirá a presenta do Carrefour em regiões onde ainda tinha penetração limitada, como no Sul do país.
O grupo BIG detém o ativo imobiliário de 181 lojas (47% do total) e 38 propriedades adicionais, totalizando aproximadamente R$ 7 bilhões de valor imobiliário, de acordo com uma análise independente. O Carrefour Brasil, atualmente, atende mais de 45 milhões de clientes, e ampliará a sua base de clientes com a adição de mais de 15 milhões de clientes do grupo BIG.
O Carrefour vai converter as unidades Maxxi para a bandeira Atacadão. A companhia também espera converter parte das lojas BIG e BIG Bompreço para as bandeiras Atacadão ou Sam’s Club. As demais lojas serão convertidas para a bandeira de hipermercado Carrefour. O Carrefour Brasil identificou potencial de sinergia significativo desde o primeiro ano, aumentando gradualmente para representar uma contribuição adicional líquida ao EBITDA de R$ 1,7 bilhão anualmente, três anos após a conclusão da operação.
A transação permanece sujeita à aprovação pelo órgão regulador (Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE), à aprovação dos acionistas do grupo Carrefour Brasil, bem como a outras condições habituais de fechamento. A conclusão da transação está prevista para 2022.
O Carrefour Brasil opera 489 lojas, incluindo 100 hipermercados com a bandeira Carrefour, 53 supermercados com as bandeiras Carrefour Bairro e Market, 130 lojas de proximidade com a bandeira Carrefour Express, 206 lojas Cash & Carry com a bandeira Atacadão e 125 farmácias e 77 postos de gasolina. Em 2020 gerou vendas brutas de R$ 74,7 bilhões e EBITDA ajustado de R$ 5,6 bilhões.