keyboard_backspace

Página Inicial

Sem categoria

Casa do Papai Noel vira atração turística em Itapema

Com mais de mil luzes acesas, Casa do Papai Noel chama a atenção de todos na Meia Praia

 

O advogado aposentado, Noel Salazar Gomes Marques, 84 anos, mantém há 7 anos a tradição de enfeitar a casa na época de Natal. Ele não revela o custo da decoração, mas as cores, a iluminação e os símbolos chamam a atenção de quem passa pela frente da casa 55, na Rua 269, na Meia Praia, em Itapema.

O imóvel comprado há 45 anos se destaca em meio aos prédios que cercam toda extensão da rua. A ideia, segundo Noel, é inspirada no seu nome de batismo e, principalmente, na recuperação de uma cirurgia de safena feita em Portugal. “Se me safasse dessa prometi que faria uma Casa de Papai Noel e deu certo”, brinca.

Bem localizada, próxima ao calçadão da praia, a casa é aberta a visitação dos curiosos. Crianças e adultos tiram fotos e se aproximam do portão para ver de perto as renas, duendes, presépios e o astro da festa: o Papai Noel que fala e se movimenta. “Já pensei em desmanchar a casa, mas os vizinhos elogiam e incentivam que eu continue. Confesso que esse carinho e respeito pelo trabalho de decoração me dão muito prazer”, comenta.

Neol confessa que nunca calculou os gastos e nem o número de peças que usa. Ele diz também que quem se propõe a fazer algo semelhante tem que estar preparado para a conta da energia, que costuma triplicar na temporada de verão.

Toda instalação é feita com muito critério e segurança já que a casa preserva as características da construção inicial feita em madeira. São cerca de mil lâmpadas acesas diariamente durante cinco horas. O projeto tem a colaboração do eletricista Osvaldo Galvão e do genro André Ferreira Gonçalves. “Acendo tudo assim que anoitece e apago lá pela meia-noite, no máximo. Desligo antes de ir dormir por questão de precaução e segurança”, assegura Noel.

A Casa do Papai Noel fica aberta para visitação todos os dias de domingo a domingo. Quem ainda não conferiu a beleza das luzes e toda magia do espaço natalino precisa se apressar. As luzes ficarão ligadas todas as noites até a Semana de Reis, que tradicionalmente é celebrada a partir do dia 4 de janeiro.”É gratificante ver as pessoas admirando a decoração. Aqui, fazemos muitas amizades e, de certa forma, ajudamos na divulgação turística de Itapema”, comenta.

Decoração encanta dentro e fora de casa

A diretora de Cultura de Itapema, Vanessa Correia, visitou a Casa do Papai Noel e ficou encantada com a delicadeza e os detalhes da decoração. “O senhor Noel é educado e simpático. Fiz uma postagem em minha rede social e convidei a prefeita Nilza Simas e a secretária de Turismo, Noeli Thomé, para conhecerem o espaço”, afirmou.

Para Marcos Viníus, 11 anos, neto de Noel, a decoração natalina resgata o espirito e a magia do natal. “Acho bonito mostrar que no meio de tantas coisas ruins que existem no mundo, ainda existem pessoas com espírito de bondade no coração. Meu avô passou por um ano difícil, mesmo assim permanece firme e forte se dedicando a enfeitar essa casa”, argumentou.

Mais notícias