Durante o temporal que atingiu Xanxerê nesta terça-feira, 17, parte do prédio de uma empresa desabou. Uma casa nas proximidades e a rua onde a construção ficava foram atingidas pelos escombros. A força do vento arrancou o telhado e uma parede desmoronou.
Equipes da Defesa Civil cortaram a energia para evitar curto circuito na edificação. Os materiais que se soltaram já começaram a ser retirados, mas não há previsão para o término da limpeza.
Outras residências também foram danificadas pelo vendaval e a forte chuva alagou ruas.
Era por volta das 14h, quando as rajadas de vento e chuva começaram. Os bairros mais afetados foram o João Winckler, sendo o mais atingido pelo vento e Colatto e Centro que sofreram com alagamentos. Os danos ainda estão sendo contabilizados.
MICROEXPLOSÃO
A Defesa Civil estuda que o fenômeno que causou os estragos seja uma microexplosão. Dados meteorológicos do radar estão sendo verificados para confirmar o evento climático.
Segundo o coordenador da regional do órgão, Luciano Peri, o fenômeno acontece quando uma nuvem de tempestade não consegue suportar o volume de água no seu interior e a precipitação cai toda de uma vez, causando uma forte corrente de vento na direção do solo em uma área muito pequena.