keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Casan orienta uso consciente de água durante onda de calor em SC

A sensação térmica em cidades do Litoral Catarinense e Vale do Itajaí pode alcançar os 50°C

X
Crédito: Pedro França/Agência Senado

Com a previsão de altas temperaturas para os próximos dias, e continuidade de chuvas escassas no Estado, a CASAN mantém o pedido para uso responsável da água.
  
A Epagri/Ciram emitiu aviso meteorológico sobre uma onda de calor intenso para esta segunda quinzena de janeiro, alertando que os termômetros devem registrar picos entre 30°C e 40°C. A sensação térmica em cidades do Litoral Catarinense e Vale do Itajaí pode alcançar os 50°C.

Defesa Civil de Santa Catarina acompanha a situação e também compartilha orientações para a população, para evitar o risco de doenças graves como o câncer de pele, por causa do alto índice de raios UV.

Ainda que entre as recomendações estejam os banhos frios, a CASAN lembra que o chuveiro é um dos locais de maior consumo de água (cerca de 75% da água consumida em uma residência é gasta nos banheiros). Por esse motivo, a solicitação é de banhos breves. Uma alternativa é manter uma garrafinha de spray, que pode também trazer conforto ao refrescar o corpo.

Evitar exposição ao sol entre 10h e 16h, manter espaços bem arejados e a hidratação constante, priorizar alimentos leves, buscar as correntes de vento de sua residência e usar roupas claras e soltas são outras dicas importantes para o período.

E continuam valendo as dicas clássicas de economia de água, para que esse recurso seja garantido para todos em suas atividades essenciais de higiene e alimentação.


Economia de água: faça sua parte

– Não lave calçadas, telhados e pátios com água tratada

– Evite lavar o carro neste período

– Tome banhos breves

– Não use o vaso sanitário como lixeira, exigindo várias descargas

– Mantenha a torneira fechada ao fazer a barba e ao escovar os dentes

– Utilize a máquina de lavar louças e roupa somente quando estiverem em sua capacidade total

Fonte: Clicsc

Geral

Chuvas em MG elevam nível do São Francisco e ameaçam cidades baianas

Em Juazeiro, prefeitura começou hoje a retirar famílias

Geral

BR-101 é bloqueada após formação de cratera no meio da pista

A BR-101 em São José foi interditada em duas pistas nesta segunda-feira (17) após a formação de uma cratera na rodovia. A Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pelo trecho, trabalha no local na manutenção da […]

Geral

Município de Itajaí auxilia na remoção de famílias para o início das obras na BR-101

Novo entroncamento vai acabar com congestionamentos e prevenir acidentes, pois não vai mais existir cruzamento de veículos em mesmo nível

Geral

FAACI segue com a instalação das bituqueiras em Itapema

A Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI) continua a instalação das em bares e restaurantes na orla da praia. No final de semana foi a vez do Bairro Ilhota receber os equipamentos. A ação […]

Geral

É tanto calor que até capivara se rende a banho de mar em Santa Catarina

Registro foi feito por volta das 6h quando os termômetros já registravam 23ºC

Mais notícias

Segurança

Polícia prende assaltantes que se passavam por policiais em Joinville

Neste domingo (16), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Investigação Criminal (DIC/PCSC) de Joinville, realizou uma operação para prender assaltantes de residências e estabelecimentos comerciais que vinham praticando crimes na […]

Geral

Chuvas em MG elevam nível do São Francisco e ameaçam cidades baianas

Em Juazeiro, prefeitura começou hoje a retirar famílias