keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Caso raro: Porco nasce com olho gigante e sem nariz em Santa Catarina

Caso chocou moradores das propriedade rural de SC

X

Santa Catarina registrou um caso raro envolvendo um porco. O leitão nasceu com um olho gigante no centro do rosto, sem nariz e com uma pequena ‘tromba’, no meio da cabeça. As extremidades do corpo do animal estavam mais vermelhas e ele não tinha o osso da mandíbula. Esse fato ocorreu na quinta-feira (20), em uma propriedade rural no interior da cidade de Brunópolis, no Meio-Oeste do Estado.

Como a falta do nariz gerou problemas respiratórios no animal, o porco acabou morrendo poucas horas depois de nascer. O professor do curso de veterinária da Udesc Lages, José Cristani, explica que esse é um tipo de má-formação congênita rara em suínos.  “Às vezes não tem a formação do osso do maxilar e da cavidade nasal. O animal nasce morto ou natimorto e morre logo depois do nascimento. É um caso raro e não tem como salvá-lo”, disse em entrevista ao Diário Catarinenese.

Já o médico veterinário Lucas Spadel explicou que essa anomalia pode acontecer em um ou mais animais da mesma leitegada. Apesar de ser um caso raro, o profissional especialista em suínos conta que essa má-formação é relativamente comum quando comparada a outras anormalidades em porcos — como palatosquise (fenda palatina) e artogripose (má-formação dos membros).

Neste caso de Brunópolis, vale destacar, o leitão nasceu vivo. Na foto abaixo (atenção, a imagem é forte), ele ainda não havia morrido, apesar da gravidade da situação. Casos como esse já foram registrados em outros lugares do Brasil. Em Guanhães, na zona rural de Minas Gerais, um leitão nasceu com apenas um olho no centro do rosto e com orelhas parecidas com a de elefante. Em São Paulo, numa propriedade rural em Votuporanga, um filhote de porco nasceu não só com um olho gigante, mas com orelhas desproporcionais e uma ‘tromba’ no meio da cabeça.   

Foto: Redes Sociais, Reprodução

Geral

Autossabotagem nos negócios é tema de workshop gratuito da Acibalc

A palestra será ministrada pela psicóloga e especialista em desenvolvimento humano e aprendizagem coorporativa, Danielle Gabriel.

Geral

Mulher descobre gravidez na hora do parto em Balneário Camboriú

Questionada sobre os sintomas de gravidez, a mamãe disse que levava uma vida completamente normal

Geral

Dia Mundial da Yoga: atividade terapêutica melhora qualidade de vida

Yoga é de origem indiana e trabalha diversos aspectos do corpo, da mente e do espírito.

Geral

Urubici recebe reforço da Polícia Militar para a Operação Inverno

A intenção da operação é orientar e fiscalizar os turistas na passagem pela cidade e pontos turísticos para amenizar o fluxo intenso.

Mais notícias

Segurança

Homem é preso suspeito de abusar sexualmente de duas crianças em SC

O preso foi encaminhado ao Presídio Regional de Blumenau e ficou à disposição do Poder Judiciário da Comarca de Ascurra.

Segurança

Homem desaparecido é encontrado morto dentro de poço

A identidade da vítima não foi divulgada até o momento e o IGP deve constatar a causa da morte