keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Casos de mormo em Santa Catarina fazem Cidasc alertar pecuaristas sobre a doença

Os animais, depois da identificação do foco da doença, são sacrificados. Os técnicos da Cidasc também explicam que a propriedade onde a doença foi registrada é interditada e acompanhada pelo órgão.

X
Foto: Zuleide Orben

A Companhia Integrada de Estado da Agricultura de Santa Catarina acendeu o alerta para pecuaristas do Oeste. De janeiro a março de 2021, nove cavalos de várias propriedades catarinenses foram diagnosticados com a doença. O resultado pegou de surpresa muitos pecuaristas e autoridades sanitárias, porque o estado estava prestes a conquistar o reconhecimento nacional como área livre da bactéria.

Três dos nove casos identificados foram na região de Chapecó. Os animais, depois da identificação do foco da doença, são sacrificados. Os técnicos da Cidasc também explicam que a propriedade onde a doença foi registrada é interditada e acompanhada pelo órgão.

O mormo, também conhecido como lamparão é uma doença infecciosa causada pela bactéria Burkholderia mallei mais frequente em equideos (cavalos, asnos e mulas), mas podendo também ser contraída pelo homem. É uma infecção transmitida por secreções nasais, orais, oculares, fezes e urina de animais infectados.

Fonte: Clicsc

Geral

Corpo do ator Paulo Gustavo será cremado nesta quinta-feira

Cerimônia será reservada para a família e amigos

Geral

Ataque em Saudades: crianças mortas são sepultadas lado a lado; vídeo mostra cortejo fúnebre

Ainda na manhã desta quarta, as vítimas do atentados foram veladas em um ginásio coletivo. Uma missa de corpo presente, com o Bispo Dom Odelir José Magri da Diocese de Chapecó-SC e Pe, será realizada.

Geral

Motorista é atacado por enxame de abelhas africanas em SC

Ele dirigia um caminhão quando foi atacado dentro da cabine por abelhas da espécie africana

Geral

Foguete chinês descontrolado deve entrar na atmosfera no fim de semana

Apesar de a maior parte dos destroços acabar por se incendiar na entrada na atmosfera, o tamanho do foguete, de 22 toneladas, cria o receio de que algumas partes podem não se desintegrar e eventualmente atingir áreas da Terra.

Geral

Entenda o que é embolia pulmonar que agravou estado de saúde de Paulo Gustavo

Família do artista foi chamada pelos médicos ao hospital nesta terça-feira

Mais notícias

Política

Paulinho é recebido pelo líder do governo Bolsonaro na Câmara e apresenta novos projetos de mobilidade e turismo para Bombinhas

Uma das regiões beneficiadas é a do Mariscal, uma das praias mais procuradas pelos banhistas que todos os anos visitam a cidade

Segurança

Mãe espanca filha de 7 anos e deixa criança sem comida por dias; caso é investigado

Como forma de castigo menina era deixada de joelhos na cozinha durante toda a madrugada sem poder dormir