keyboard_backspace

Página Inicial

Sem categoria

Celesc diz que nova subestação Bombinhas cumpriu seu papel

Gerente da concessionária relatou que houveram dois problemas entre os dias 31 e 1º, um técnico e outro provocado por um acidente de trânsito

O gerente regional da Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina), Pedro Moleri, informou na manhã desta terça-feira, 2, que a nova subestação de Bombinhas cumpriu seu papel no primeiro teste. Segundo ele, houveram dois problemas na cidade entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.

Pedro explicou que na madrugada do dia 31, por volta das 3h, a quebra de um isolador deixou parte da cidade no escuro. O problema mais grave ocorreu no dia 31, quando uma colisão derrubou um poste de energia no bairro Canto Grande. “Tivemo que trocar o poste. E devido ao movimento, nossas equipes demoraram a chegar no local”, explicou.

Embora tenham ocorridos incidentes, o gerente se mostrou satisfeito com o primeiro teste da nova subestação, inaugurada recentemente. “Apesar desses problemas nossa avaliação foi boa. A nova subestação cumpriu seu papel”, ressaltou.

A nova Subestação de Distribuição de 34,5 KV do município de Bombinhas foi energizada no dia 18 de dezembro.  Com a potência elétrica esgotada na subestação Porto Belo, e para se evitar desabastecimento de energia em Bombinhas no período de maior demanda, entre o Natal e os primeiros dias do ano, a CELESC vinha nos últimos anos instalando Grupos Geradores nos Bairros Mariscal e Bombas.

Com a entrada em operação desta da nova subestação, não haverá mais necessidade da aplicação dos geradores.  Serão três transformadores de 9 MVA totalizando 27 MVA de potência instalada. Três novos alimentadores de energia foram construídos e deverão aliviar as linhas supridas pela Subestação Porto Belo. Um setor de 34,5 KV foi construído na Subestação Porto Belo, de onde parte uma Linha de Transmissão de 12 quilômetros, que foi repotencializada (10 Km) e construída (2 Km) para 34,5 KV, até a nova Subestação, localizada na Avenida Falcão, no bairro Sertãozinho em Bombinhas.

Além de garantir o abastecimento de energia elétrica para dezoito mil unidades consumidoras de Bombinhas, esta obra beneficiou o município de Itapema que deverá ser atendida por um dos alimentadores que foi aliviado em Bombinhas. O Investimento total da Celesc nesta obra foi de R$ 7,8 milhões.

Mais notícias