keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Censo 2022: Itapema terá 65 recenseadores pelas ruas da cidade

Realizado a cada 10 anos, o Censo Demográfico é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população

X
Siga-nos no google-news

Você já deve ter visto pelas ruas de Itapema nos últimos dias os recenseadores do Censo 2022. As equipes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), começaram a coletar dados para o Censo no dia 1 de agosto. E os trabalhos seguem até o final de outubro.

Realizado a cada 10 anos, o Censo Demográfico é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população. Em 2020, o Censo foi adiado por conta da pandemia, no ano seguinte sofreu um novo adiamento por questões orçamentárias. E só então agora que a operação censitária pode ser realizada.

Os recenseadores vão visitar 89 milhões de endereços — sendo 75 milhões de domicílios — nos 5.570 municípios do país, incluindo aldeias indígenas e territórios quilombolas. Serão aplicados dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos e o questionário ampliado, com 77 perguntas. E ambos, são respondidos em menos de 5 minutos.

Ao todo, o município de Itapema terá 65 recenseadores. Desses, 48 já estão em atividade pelas ruas da cidade. O objetivo é saber o tamanho da população no município e conhecer mais sobre o modo de vida dessas pessoas. Antes de começar o Censo 2022, o IBGE fez um levantamento urbanístico de Itapema. Os dados também poderão ser utilizados para políticas públicas. Já em Porto Belo, estão em atividade 20 recenseadores e em Bombinhas 19 funcionários do IBGE fazem a coleta.

Para Itapema, as equipes do IBGE dividiram a cidade em 7 grandes áreas. Cada local possuí um supervisor para orientar esses setores. Nesses pontos subdivididos, estão ao menos 9 recenseadores, os quais devem trabalhar uma média de 25 horas semanais na coleta dos dados do Censo. Como há muitos edifícios no município, eles também têm contado com o auxílio dos síndicos para conseguir conversar com os moradores.

E lembrando, é bom sempre prestar atenção nas identificações dos profissionais do Censo. Os recenseadores do IBGE estão identificados com boné e colete, além de um crachá com um QR Code que o cidadão pode escanear com a câmera do celular e confirmar o nome e a foto do recenseador, verificando que ele é de fato um servidor do IBGE.

Fonte: Clicsc

Geral

Fazzenda Park Hotel promove nova edição da Bierfest

O festival de cerveja estará inserido no Pacote de Dia da Independência, que será realizado entre os dias 07 e 11 de setembro

Geral

Possível tornado atinge o RS e deixa rastro de destruição

Vídeos mostram ruas da cidade completamente destruídas após o vento aliviar

Geral

Conheça as diferentes formas de utilização dos drones no CBMSC

Do protótipo para fiscalizar praias até o resgate em Brumadinho; conheça a história dos drones no Corpo de Bombeiros de SC

Geral

Master Clean reinaugura loja em novo endereço em Porto Belo

Amigos, familiares e clientes participaram do evento de reinauguração

Geral

SC: Jovem fica de ‘ponta cabeça’ para tentar recuperar iPhone 13 que caiu no bueiro

História ganhou repercussão após uma página de humor na internet publicar o vídeo

Mais notícias

Segurança

Homem invade UTI e mata paciente com cinco tiros no Rio Grande do Sul

A vítima estava internada após ter sobrevivido a uma tentativa de homicídio na madrugada de domingo (14)