keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

CFM suspende resolução sobre prescrição de canabidiol

Uma das personalidades que se manifestou sobre o uso do canabidiol foi o Chef Henrique Fogaça, que utiliza o medicamento no tratamento da filha Olívia, portadora de síndrome rara.

Canabidiol X
Reprodução g1
Siga-nos no google-news

O Conselho Federal de Medicina (CFM) decidiu nesta segunda-feira (24) suspender de forma temporária a resolução que restringiu a prescrição de medicamentos à base de canabidiol, derivado da cannabis. A restrição permitia o uso do medicamento apenas para o tratamento de alguns casos de epilepsia. 

Com a nova resolução, ficam suspensos os efeitos da norma publicada no último dia 14, e a decisão pela indicação do uso do canabidiol volta a ser de responsabilidade do médico, de acordo com regras já estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Depois da polêmica gerada pela restrição, o CFM abriu uma consulta pública para receber contribuições da população sobre o tema. As sugestões devem ser realizadas até dia 23 de dezembro por meio do site do conselho ww.portal.cfm.org.br. As informações vão servir de subsídio e serão tratadas sob os critérios de sigilo e anonimato, segundo o conselho.

Entenda

A norma agora suspensa foi publicada no último dia 14, restringindo a prescrição do canabidiol apenas para o tratamento de epilepsia refratária em crianças e adolescentes com síndrome de Dravet e Lennox-Gastaut ou complexo de esclerose tuberosa. Para os demais tipos de epilepsia, a substância não poderia mais ser prescrita.

Dessa forma, pessoas adultas e doenças como depressão, ansiedade, dores crônicas, Alzheimer e Parkinson não estavam cobertas pela resolução. A medida também proibia médicos de darem palestras e cursos fora do ambiente científico sobre o uso do canabidiol e de outros produtos derivados da Cannabis, bem como de fazer divulgação publicitária das substâncias.

De acordo com dados da própria Anvisa, estima-se que mais de 100 mil pacientes façam algum tipo de tratamento usando a chamada Cannabis medicinal. Além disso, mais de 66 mil medicamentos à base da planta foram importados em 2021. Atualmente, cerca de 50 países já regulamentaram o uso medicinal e industrial da Cannabis e do cânhamo.

A efetividade da substância é comprovada cientificamente como benéfica para o tratamento de diversas doenças e condições clínicas. A decisão da restrição, anunciada na sexta-feira (14), havia sido duramente criticada por médicos, personalidades e pacientes que fazem uso do canabidiol.

Uma das críticas à restrição que viralizou nas redes sociais foi a do Chef de cozinha Henrique Fogaça, conhecido por ser jurado no programa Masterchef. “É uma injustiça tirar o canabidiol de pessoas que estão tendo melhorias”, afirmou o chef.

Fogaça é pai de Olívia, que faz uso da substância a mais de três anos para tratar uma síndrome rara. De acordo com ele, o canabidiol teve efeitos positivos. “Deixou a Olívia mais atenta, mais esperta, mais sorridente, com muito menos convulsões”, relatou o chef.

Legalidade

Na última segunda-feira (17), o Ministério Público Federal (MPF) instaurou procedimento preparatório para apurar a legalidade da primeira resolução do CFM. Como primeiras providências, o MPF requisitou à Anvisa documentos que mostrem as evidências científicas que sustentam as atuais autorizações para uso medicinal da Cannabis no Brasil. O procurador da República requisitou ao CFM documentos que demonstrem evidências científicas que sustentam a resolução de 14 de outubro. Também foi requisitado ao Ministério.

Com informações da Agência Brasil

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Saúde

Projeto social instala totens com protetor solar gratuito em praias de Florianópolis

Ação faz parte do projeto "Sua Pele é um Luxo", criado pela empresária Manu Berger para conscientizar a população sobre os riscos do câncer de pele

Saúde

Médica de Florianópolis é capa da revista Território Mulher

Dra. Carol Berger aborda o impacto da autoimagem na saúde feminina e a importância da tecnologia como aliada nos cuidados com a pele

Saúde

Médica de Florianópolis traz para SC equipamento revolucionário na avaliação de pele

Aparelho Focuskin Contourline utiliza Inteligência Artificial (IA) para analisar condições da pele

Saúde

Com alusão ao Outubro Rosa, médica de Florianópolis participa de evento sobre Saúde da Mulher em Balneário Camboriú

Cirurgiã geral e referência em beleza e gerenciamento do envelhecimento, a Dra. Carol Berger compartilhou seus conhecimentos durante a 1ª Campanha de Valorização e Saúde da Mulher, no Expocentro Balneário Camboriú

Saúde

Clima seco do inverno faz com que organizações recomendem manter ambientes internos úmidos

Climatizador evaporativo desenvolvido por empresa de Barra Velha (SC) é capaz de aumentar até 100% a umidade do ambiente

Mais notícias

Geral

Urbano Alimentos inova com feijão preto pronto

A novidade chegou primeiro às prateleiras de uma rede de supermercados em Curitiba, no Paraná

Tecnologia

Startup Valuez entra no seleto time de parceiros do InovAtiva Brasil, oferecendo valuation gratuito a empresas selecionadas

A startup catarinense estreia como parceira do programa de aceleração nacional, oferecendo aos 140 participantes avaliação empresarial gratuita e uma plataforma inovadora para gestão de negócios