Uma forte tempestade atingiu a cidade de Itapema, localizada no estado de Santa Catarina, na madrugada desta quinta-feira (23). Em menos de seis horas, a precipitação acumulou um total de 167,7 milímetros, deixando muitas ruas alagadas em diversos bairros, incluindo Morretes, Jardim Praiamar e o acesso ao Várzea, o que interrompeu o fluxo de veículos na marginal da BR-101.
A situação ficou ainda mais complicada devido ao fato de muitos funcionários públicos e suas famílias terem suas residências inundadas. Por conta disso, a Secretaria de Educação de Itapema optou por cancelar as aulas da rede municipal durante todo o dia. Em comunicado oficial, a Secretaria ressaltou a preocupação com a segurança e o bem-estar dos alunos, em virtude dos transtornos causados pela chuva.
De acordo com dados divulgados pelo Cored (Centro de Operações de Emergência e Defesa Civil), as cidades mais afetadas pelas chuvas na região nas últimas seis horas foram Itapema, com um total de 167,7 milímetros, Itajaí, com 161,6 milímetros, e Ilhota, com 134,1 milímetros.
As equipes de defesa civil da cidade estão atuando no atendimento às famílias afetadas, embora ainda não haja um levantamento preciso do número de pessoas atingidas.
De acordo com o Coordenador da Defesa Civil de Itapema, Cabo Motta, “as equipes trabalham no atendimento às famílias atingidas. Ainda não há um levantamento”, explicou.
Um vídeo recebido pela redação do Visor Notícias mostra que a saída do bairro Várzea está bloqueada pela água. No relato, o motorista afirma que teve que dirigir até Polícia Rodoviária Federal para fazer o contorno e seguir para a região dos bairros Taboleiro e Meia Praia.