Após as chuvas das últimas horas, Santa Catarina possui áreas que apresentam alerta máximo para o risco de deslizamentos. Balneário Arroio do Silva, no Sul do Estado, é a região mais afetada, com um acumulado de 179 milímetros registrados em 24 horas, conforme informações da Defesa Civil.
Devido à situação crítica, o município cancelou a programação de Carnaval prevista para segunda-feira (20), sendo que um dos eventos, o show do grupo Tradição, foi remarcado para esta terça-feira (21) em um local fechado.
De acordo com a prefeitura do município, existem pontos com acúmulo de água e a Defesa Civil municipal ainda está avaliando os prejuízos.
A causa das chuvas em Santa Catarina foi a passagem de uma área de baixa pressão no Litoral, associada ao fluxo de calor e umidade proveniente da região amazônica.
Na segunda-feira (20), a Defesa Civil emitiu um alerta para as regiões de Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Sul e Norte, informando sobre o risco de deslizamentos e alagamentos.
Conforme o órgão que monitora as condições climáticas do estado, as tempestades podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
As chuvas também causaram danos em Florianópolis, onde uma cratera se abriu na Rodovia João Gualberto Soares, no bairro Rio Vermelho, na manhã de segunda-feira. A enxurrada também derrubou um muro e danificou carros que estavam estacionados na via no Norte da Capital. A terra ao lado do asfalto da rodovia cedeu e foi carregada pela chuva.
O trânsito no local está parcialmente interditado. A prefeitura informou que o trecho em questão estava em obras da Casan.