A formação de um ciclone extratropical no oceano, próximo à costa de Santa Catarina, está causando mudanças no tempo. E a previsão, segundo a Defesa Civil, é que os próximos dias seja de muita chuva no Estado. O órgão destaca que a chuva volumosa, registrada nesta terça-feira (13), seguirá até o início da manhã de sexta-feira (16).
Também são esperados acumulados de chuva entre 60 e 85 mm no período, principalmente entre o Meio Oeste e o Litoral catarinense. Em alguns pontos, especialmente no Litoral, os acumulados podem ultrapassar os 150 mm. Nesta terça-feira, as baixas temperaturas aliadas aos ventos do quadrante sul, com rajadas entre 30 e 45 km/h em todo o Estado, contribuiram para a sensação de frio, especialmente no Litoral e Oeste catarinense.
A chuva se intensifica principalmente na quarta-feira (14), e os maiores volumes devem ser registrados entra quinta e sexta. Por conta disso, há chance de alagamentos e enxurradas. E com a presença do ciclone nesses dias, também favorece ventos fortes no Estado. Com isso, devem ser registradas rajadas de vento até 100 km/h na Grande Florianópolis, Litoral Sul e algumas áreas da Serra.