keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Ciclone raro poderá chegar em SC e se transformar em ciclone tropical

Este ciclone subtropical deve ser o primeiro fenômeno do tipo a atingir o Estado desde maio de 2022

X
Foto: Epagri/Divulgação
Siga-nos no google-news

A Epagri e a Defesa Civil de Santa Catarina estão em alerta para a passagem de um ciclone subtropical entre domingo (18) e segunda-feira (19), um fenômeno raro que poderá impactar o estado. Identificado inicialmente como uma depressão subtropical na costa do Rio de Janeiro pela Marinha do Brasil nesta sexta-feira (16), é esse sistema poderá avançar para o Sul, ganhando força.

O sistema foi batizado de Akará ao longo do final de semana. O nome faz referência a uma espécie de peixe, em Tupi antigo. Este ciclone subtropical deve ser o primeiro fenômeno do tipo a atingir o Estado desde maio de 2022 e segue uma trajetória atípica de Leste para Oeste, diferentemente dos habituais ciclones do Atlântico Sul que se movem de Oeste para Leste, afastando-se do continente. Apesar de seus efeitos serem esperados principalmente em alto mar, não se descarta a possibilidade de aproximação e impactos nas regiões entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

Impactos esperados

Os principais impactos do Akará devem se concentrar nos ventos de intensidade moderada nas regiões costeiras, especialmente entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul. A Defesa Civil alerta para riscos localizados de destelhamentos, queda de galhos e árvores, além de danos na rede elétrica. As condições marítimas também serão afetadas, com previsão de ondas entre 4 e 5 metros em alto mar e ondas de 2 metros com picos de até 2,5 metros nas proximidades do Litoral Sul e Grande Florianópolis, representando risco para a navegação.

Características de um ciclone subtropical

Diferentemente dos ciclones extratropicais, mais comuns no Sul do Brasil, os ciclones subtropicais e tropicais necessitam de temperaturas mais elevadas da superfície do mar para se formarem, sendo mais frequentes nos meses mais quentes do ano. Uma característica distintiva é que os ciclones extratropicais são assimétricos verticalmente, enquanto os subtropicais e tropicais apresentam simetria, podendo exibir um “olho” no núcleo do sistema, especialmente nos ciclones tropicais.

Evolução do fenômeno

A meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri, menciona a possibilidade, ainda que pequena, de o ciclone Akará evoluir de subtropical para tropical entre segunda e terça-feira, devido ao aumento da temperatura do mar e à diminuição dos ventos em altitude. “Neste momento, existe uma possibilidade pequena de que o ciclone vire tropical”, explica Cruz, acrescentando que, com base nos dados atuais, o impacto do ciclone será principalmente em alto mar.

O último ciclone tropical a atingir Santa Catarina foi o Catarina em março de 2004, que evoluiu para um furacão, causando destruição significativa no estado. As autoridades continuam monitorando a evolução do Akará, preparadas para responder a qualquer mudança que possa aumentar os riscos para a população.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Tempo

59 oportunidades de emprego são divulgadas pela Arteris

Vagas estão distribuídas em quatro estados

Tempo

Em 63 anos, inverno de 2024 é o segundo mais quente

Dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

Tempo

Frente fria traz chuva e temperaturas baixas para SC na última semana de inverno

Chuva persistente e clima ameno marcam a transição para a primavera

Tempo

Alerta para onda de calor em SC! Domingo pode registrar até 40ºC

Até a próxima quinta-feira (12) as temperaturas ficarão altas e com baixa umidade do ar

Tempo

Chuva preta pode atingir o Sul do Brasil nos próximos dias

Fenômeno causado por queimadas afeta agricultura e saúde

Mais notícias

Geral

Fort Atacadista celebra Semana Farroupilha com eventos em Lages e Chapecó neste sábado (21)

Comemoração terá costelaço, mateada, apresentações musicais e danças típicas, a partir das 10h, na lojas da rede em Lages e Chapecó

Eventos

Bella Experience: o maior evento de revelação de talentos do Brasil chega a Santa Catarina em outubro

O evento será realizado na Arena Opus, em São José, no dia 5 de outubro, e reunirá grandes nomes do mercado da moda e do entretenimento