keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Ciclone subtropical se forma no Sul do Brasil

Meteorologista explica que um ciclone subtropical no oceano mais ou menos na altura do Rio Grande do Sul irá chamar atenção não por seus impactos, mas por ser algo atípico.

X
Foto Ilustrativa

Apesar dos dias de sol, Santa Catarina enfrenta também noites com pancadas de chuva e tempestades no fim do dia. De acordo com a Epagri/Ciram, entre a tarde e a noite desta segunda-feira (15), áreas de instabilidade favorecem a ocorrência de temporais entre o Meio-Oeste e Litoral, se estendendo até o período da noite.

O risco é moderado para desastres nas áreas em amarelo no mapa e alto na área em laranja. Os riscos são associados a vendaval, queda eventual de granizo e alagamentos pontuais devido aos possíveis acumulados altos de chuva em curto período.

Ainda segundo o meteorologista Leandro Puchalski, ao longo desta semana, teremos um ciclone subtropical no oceano mais ou menos na altura do Rio Grande do Sul que irá chamar atenção não por seus impactos, mas por ser algo atípico. Pelo menos, o fenômeno não é frequente e tende a ser mais raro no Sul do Brasil.

Segundo os dados meteorológicos, o ciclone subtropical na Região Sul está localizado no mar na altura do Rio Grande do Sul. Neste momento, o ciclone está classificado como uma depressão subtropical.

O ciclone subtropical que está no mar gaúcho, portanto, não deve trazer influência para Santa Catarina. Isso porque já está na altura do território gaúcho e a previsão de deslocamento é em direção a altura da Argentina até o final da semana. Mesmo assim, os impactos do fenômeno serão sempre em alto mar.

Os ciclones subtropicais são sistemas únicos e se alimentam de águas quentes, porém com temperatura menor que os tropicais. Os ventos que provocam atingem regiões mais distantes do centro. A medida que vão se intensificando trocam de nome: depressão subtropical e tempestade subtropical. O centro do sistema, o olho, é quente em superfície e frio em altitude.

Os ciclones tropicais e os ciclones subtropicais podem receber nomes. Isso acontece, quando os ciclones são avaliados e entram na classificação de tempestade.

Fonte: Clicsc

Geral

Lagoa da Conceição está imprópria para banho, afirma Fundação do Meio Ambiente

Órgão também não recomenda o consumo de pescados provenientes da Lagoa.

Geral

PIB de 2020 fecha com queda de 4,1%, revela pesquisa do IBGE

O Produto Interno Bruto (PIB) do país caiu 4,1% em 2020, totalizando R$ 7,4 trilhões. Essa é a maior queda anual da série iniciada em 1996 e interrompeu o crescimento de três anos seguidos, de […]

Geral

Família procura por jovem que desapareceu após se mudar para Florianópolis

Nenhum parente de Ulian conhece qualquer amigo do jovem na cidade de Florianópolis

Geral

Padre é preso após roubar supermercados no Rio Grande do Sul

Os crimes ocorreram em dois supermercados de Passo Fundo

Mais notícias

Geral

Lagoa da Conceição está imprópria para banho, afirma Fundação do Meio Ambiente

Órgão também não recomenda o consumo de pescados provenientes da Lagoa.

economia

Governo vai selecionar projetos de transformação digital

A estratégia visa a digitalização de 100% dos serviços públicos no âmbito federal, com economia de recursos