keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Ciclone subtropical se forma no Sul do Brasil

Meteorologista explica que um ciclone subtropical no oceano mais ou menos na altura do Rio Grande do Sul irá chamar atenção não por seus impactos, mas por ser algo atípico.

X
Foto Ilustrativa
Siga-nos no google-news

Apesar dos dias de sol, Santa Catarina enfrenta também noites com pancadas de chuva e tempestades no fim do dia. De acordo com a Epagri/Ciram, entre a tarde e a noite desta segunda-feira (15), áreas de instabilidade favorecem a ocorrência de temporais entre o Meio-Oeste e Litoral, se estendendo até o período da noite.

O risco é moderado para desastres nas áreas em amarelo no mapa e alto na área em laranja. Os riscos são associados a vendaval, queda eventual de granizo e alagamentos pontuais devido aos possíveis acumulados altos de chuva em curto período.

Ainda segundo o meteorologista Leandro Puchalski, ao longo desta semana, teremos um ciclone subtropical no oceano mais ou menos na altura do Rio Grande do Sul que irá chamar atenção não por seus impactos, mas por ser algo atípico. Pelo menos, o fenômeno não é frequente e tende a ser mais raro no Sul do Brasil.

Segundo os dados meteorológicos, o ciclone subtropical na Região Sul está localizado no mar na altura do Rio Grande do Sul. Neste momento, o ciclone está classificado como uma depressão subtropical.

O ciclone subtropical que está no mar gaúcho, portanto, não deve trazer influência para Santa Catarina. Isso porque já está na altura do território gaúcho e a previsão de deslocamento é em direção a altura da Argentina até o final da semana. Mesmo assim, os impactos do fenômeno serão sempre em alto mar.

Os ciclones subtropicais são sistemas únicos e se alimentam de águas quentes, porém com temperatura menor que os tropicais. Os ventos que provocam atingem regiões mais distantes do centro. A medida que vão se intensificando trocam de nome: depressão subtropical e tempestade subtropical. O centro do sistema, o olho, é quente em superfície e frio em altitude.

Os ciclones tropicais e os ciclones subtropicais podem receber nomes. Isso acontece, quando os ciclones são avaliados e entram na classificação de tempestade.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Geral

Balneário Camboriú irá ‘adotar’ Cruzeiro do Sul, afetada pelas enchentes

A Prefeitura de BC organizou uma campanha solidária que enviou 811 toneladas de donativos ao RS

Geral

Apostador de Itajaí é um dos quatro catarinenses que acertaram cinco números da Mega-Sena

Ninguém acertou as seis dezenas e o prêmio principal acumulou para o próximo sorteio

Geral

Dono do Fort Atacadista, Grupo Pereira dobra as doações para o Troco Solidário em prol das vítimas das enchentes

A companhia dobrará o valor total arrecadado ao longo de todo o mês de maio com as doações nas mais de 100 lojas que integram o grupo varejista em 7 estados

Geral

Playing for Change lança “Merceditas” com Renato Borghetti em campanha de arrecadações para o RS

Gravação ocorreu em Barra do Ribeiro, uma das cidades afetadas pelas chuvas no estado. Campanha já enviou 22 toneladas de medicamentos ao Rio Grande do Sul

Geral

Itapema envia nova equipe para ajudar no atendimento à população do Rio Grande do Sul

Terceira equipe enviada está levando barco, viaturas e medicamentos

Mais notícias

Tempo

Chuvas podem ultrapassar 150mm no Vale do Itajaí

Meteorologistas preveem cenário crítico por conta da chuva para a região

Segurança

Polícia Civil de SC enfrenta crise de efetivo após anos sem concurso

Para mitigar essa situação, o governo estadual está promovendo um concurso público, atualmente na fase de avaliação física