keyboard_backspace

Página Inicial

Turismo

Cidades turísticas da Serra reduzem ocupação da rede hoteleira após recomendação do Ministério Público

Prefeituras de Urubici e Rio Rufino haviam liberado 70%, mas decreto estadual prevê no máximo 50%

X
Siga-nos no google-news

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) recomendou aos municípios de Urubici e de Rio Rufino que respeitem a Portaria n. 244/2020 da Secretaria Estadual da Saúde, sobretudo no que diz respeito ao limite da ocupação da rede hoteleira em até 50%. O objetivo da limitação é manter a segurança da população com relação à pandemia de covid-19. Os prefeitos das duas cidades atenderam a recomentação

O documento foi expedido na quinta-feira (11), após chegar ao conhecimento da Promotoria de Justiça da Comarca de Urubici que os prefeitos das cidades da Serra catarinense integrantes da AMURES (Associação de Municípios da Região Serrana), dentre elas Urubici e Rio Rufino, teriam aprovado em assembleia a ocupação de 70% da capacidade das atividades exercidas por hotéis, pousadas, albergues e estabelecimentos do gênero a partir do dia 10 de junho. 

A medida é vedada aos municípios por desrespeitar a portaria estadual. Portanto, apesar de se reconhecer os bons resultados no controle da contaminação de covid-19 na região, “não se pode desprezar as orientações do Estado e os cuidados que precisam ser realizados para que o setor hoteleiro continue a funcionar com segurança, preservando hóspedes, funcionários e toda a população”, enfatiza a Promotora de Justiça Ana Luisa de Miranda Bender Schlichting.

Na recomendação, o MPSC pedia que os prefeitos de Urubici e de Rio Rufino se abstivessem de ampliar o limite de ocupação do setor hoteleiro para mais de 50% de capacidade, seguindo as regras estaduais. Caso já tenham ampliado ilegalmente tal limite, os municípios devem rever a decisão, revogar os eventuais decretos e dar ampla divulgação aos empresários do ramo até às 18 horas desta sexta-feira (12/6), evitando que eles sejam surpreendidos com a situação, já que os órgãos fiscalizadores estarão em atuação durante todo o feriado e terão como base a portaria estadual. 

O documento ainda exige intensificação da fiscalização pelos Comandos da Polícia Militar de Urubici e de Rio Rufino no final de semana, com a adoção de medidas sanitárias que se mostrarem necessárias com base no poder de polícia e encaminhamento ao Ministério Público de todas as irregularidades encontradas e medidas adotadas. 

Até o presente momento, somente o prefeito de Rio Rufino acatou a recomendação do Ministério Público. O não atendimento da recomendação expedida pode configurar ato de improbidade administrativa e resultar na propositura de medidas judiciais cabíveis, inclusive estipulação de multa diária e pessoal.

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Turismo

Dados da temporada sugerem mudança de comportamento do turista em Florianópolis

Mesmo com lotação acima da média em hotéis e apartamentos de aluguel, restaurantes e bares registraram movimento baixo; um dos motivos seria a escolha por imóveis onde possam cozinhar durante a estadia

Turismo

Evento marca o retorno do voo livre ao Morro do Careca em Balneário Camboriú

O "Colorindo o Céu de BC" começa nesta sexta-feira (22) e deve durar dois meses

Turismo

Space Adventure de BC que terá 300 itens originais da NASA deve inaugurar em março

Espaço, que se estende por quatro mil metros quadrados, promete oferecer uma experiência única aos visitantes

Turismo

Descubra seu destino astral; viaje de acordo com o seu signo

A companhia aérea Delta conversou com Lisa Stardust, especialista em astrologia, para combinar cada signo do zodíaco aos seus destinos ideais para viajar em 2024

Mais notícias

Grande Florianópolis

Em Florianópolis, Casa Milano Hercílio Luz recebe 12ª edição do coletivo de marcas The House 

O evento será nos dias 10 e 11 de maio, proporcionando uma oportunidade para compras de Dia das Mães e para as estações mais frias do ano

Infraestrutura

Porto Belo inicia projeto de infraestrutura elétrica subterrânea na Praça da Bandeira

A assinatura da Ordem de Serviço para a execução de obras de infraestrutura no local foi realizada nesta terça-feira (23)