keyboard_backspace

Página Inicial

economia

Cigarrinha do milho e estiagem reduzem em 20% a produção do grão em SC

Em março, teve início um levantamento de informações com coleta de amostras em 100 pontos distintos em SC, essa coleta será enviada ao laboratório do Ministério da Agricultura.

X
Foto: Cidasc

A Cidasc juntamente com o Ministério da Agricultura estão preocupados com a infestação da cigarrinha em Santa Catarina. Em março, teve início um levantamento de informações com coleta de amostras em 100 pontos distintos em SC, essa coleta será enviada ao laboratório do Ministério da Agricultura. O objetivo do levantamento é delimitar quais regiões estão com o enfezamento da cigarrinha e subsidiar estratégias para a próxima safra.

Com uma quebra de 20% na produção esperada de milho, Santa Catarina investirá R$ 568,4 mil no Programa Monitora Milho SC, focado em pesquisa, desenvolvimento e inovação que minimizem as perdas e evitem o mesmo problema na próxima safra.

“A cigarrinha-do-milho causou prejuízos em praticamente todas as regiões de Santa Catarina. E nós precisamos nos preparar, utilizando todas as ferramentas disponíveis e em conjunto com o setor produtivo, para evitarmos novos danos em nossas lavouras. O Programa Monitora Milho SC atuará em diversas frentes, desde a pesquisa científica, até a orientação e emissão de alertas para produtores rurais. É uma medida urgente”, destaca o secretário da Agricultura Altair Silva.

O Programa Monitora Milho SC irá delimitar a presença da cigarrinha-do-milho nas lavouras catarinenses, com o monitoramento constante e a melhoria da comunicação com produtores. A intenção é criar mecanismos para tornar possível a comunicação dos órgãos de defesa sempre que houver sintomas de enfezamento em suas áreas, além de receber alertas quando houver ocorrência de cigarrinha na região. A expectativa é observar 20 pontos em todo o estado.

Fonte: Clicsc

economia

Abate de bovinos cai 10,3% no primeiro trimestre do ano

Quanto aos suínos, foram abatidos no primeiro trimestre de 2021 12,53 milhões de cabeças, acumulando peso de carcaças de 1,15 milhão de toneladas.

economia

Fort Atacadista oferece 170 vagas de emprego em Indaial

As oportunidades disponíveis são para pelo menos 12 diferentes cargos

economia

Indústria catarinense cresce 36,5% em março, maior alta do país

Os setores da indústria que mais se destacaram no Estado foram na fabricação: máquinas e equipamentos (127,8%); metalurgia (67,3%)

economia

Faturamento de atacadistas e distribuidores cresce 5,2% em 2020

Aumento real dá ao setor participação de 51% no mercado, diz pesquisa

economia

Banco Central abre consultas para saques e trocos via Pix

Cliente poderá fazer até quatro retiradas sem tarifas por mês

Mais notícias

Geral

Prefeito de São Paulo Bruno Covas morre vítima de câncer

Covas já estava licenciado do cargo desde o início de maio, quando houve piora do quadro. Nunes assumiu como prefeito em exercício em 3 de maio.

coronavirus

SC tem três regiões em nível grave e 13 em situação gravíssima, aponta Matriz de Risco do coronavírus

A única região avaliada com risco máximo em todos os quesitos foi a do Alto Vale do Rio do Peixe.