keyboard_backspace

Página Inicial

Animal

Cobras invadindo residências: Em uma semana terceira coral foi encontrada

Bombeiros registraram três casos em uma semana em Santa Catarina

X
Siga-nos no google-news

Mais uma cobra coral foi capturada após invadir uma casa no Vale do Itajaí. Este é o terceiro animal da mesma espécie encontrado em uma semana nas residências da região. Na tarde desta quarta-feira (27) os bombeiros foram acionadas por uma moradora de Pomerode, no Médio Vale do Itajaí, que se deparou com o animal dentro de casa, que fica no bairro Centro.

A cobra foi capturada pelos bombeiros e solta em um lugar de mata, distante da região urbanizada e segura. No último sábado (23), uma cobra  coral também foi encontrada dentro da casa de um morador de Timbó. Na quinta-feira (21), um cidadão de Ibirama também já havia pedido ajuda aos bombeiros para retirar a cobra do quintal.

Comportamento natural

O biólogo e educador ambiental José Sommer explica que o aquecimento natural que ocorre depois das chuvas e no meio da primavera faz com que estes animais fiquem mais ativos.

“As cobras não passam por processo de hibernação, como acontece com alguns animais, elas ficam em um estado de dormência, mas se a temperatura aumenta elas rapidamente passam a ser ativas e a buscar alimentos”, esclarece.

No entanto, Sommer afirma que não é preciso ter tanto medo destes animais, afinal a maioria não é peçonhenta, ou seja, não tem como inocular o veneno na presa.

Quanto às peçonhentas, o biólogo afirma que as corais registram um número baixo de acidentes – menos de 1% do total de casos no Brasil. A espécie que mais provoca acidentes é a jararaca, sendo responsável por mais de 90% dos casos; a segunda é cascavel, que provoca cerca de 7% dos acidentes com répteis.

A orientação de Sommer é evitar matar o animal, mas sempre acionar serviços especializados que possam fazer a captura segura, como os bombeiros. Em caso de acidentes, basta levar uma foto da cobra para que os médicos saibam qual soro deve ser aplicado.

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Animal

Fort Atacadista doa R$8 mil para entidades de proteção animal em SC

A Associação Amor Animal, de Itajaí, e a ONG Adote Lages foram as duas entidades filantrópicas em prol da causa animal beneficiadas em Santa Catarina, nesta quarta-feira (04/12), durante inaugurações do Fort Atacadista

Animal

Após quase três séculos, Bugios-ruivos voltam a povoar SC

Primatas nativos da Mata Atlântica e listados entre as 25 espécies mais ameaçadas do mundo, desapareceram da região no século XVIII

Animal

Balneário Shopping realiza feira de adoção de pets neste sábado

Evento em parceria com a ONG Defesa Animal busca encontrar lares para cães

Mais notícias

Segurança

Entre o fim de 2024 e primeiras horas de 2025, cinco mulheres foram agredidas no Litoral Norte de SC

Agressão foram registrados em Itajaí, Balneário Camboriú, Penha, Barra Velha e Porto Belo

Tempo

Inmet emite Alerta Laranja para tempestades severas em SC

O alerta inclui o Vale do Itajaí e o Norte Catarinense