Duas jararacas foram encontradas dentro de um galinheiro em um rancho localizado em Pomerode, no Vale do Itajaí, na manhã de sábado (1°). Segundo relatos, as cobras invadiram o local e foram avistadas pela dona da propriedade no bairro Testo Alto. Para remover os animais da espécie peçonhenta, o Corpo de Bombeiros Voluntários da cidade foi acionado.
Conforme informado pelos bombeiros, as jararacas estavam juntas no mesmo lugar e foram removidas de dentro do galinheiro com um equipamento especial. Com um gancho, os animais puderam ser capturados com segurança. Em seguida, as cobras foram levadas até uma área de mata mais distante da propriedade e soltas no habitat natural, de forma segura para os moradores do rancho.
Segundo os bombeiros, a dona do local não informou se já havia encontrado animais peçonhentos dentro da propriedade anteriormente. No entanto, o registro de ocorrências relacionadas ao aparecimento de cobras dentro de residências é comum na região, de acordo com a corporação. Por isso, os profissionais já estão acostumados com esse tipo de chamado.
A jararaca é a espécie de cobra venenosa mais comum em Santa Catarina, estando presente em todas as regiões do Estado, inclusive em áreas urbanas. Especialistas apontam que esses animais se adaptam muito bem aos ambientes modificados, podendo se tornar ainda mais comuns em áreas urbanas.
Segundo Selvino Neckel de Oliveira, coordenador do livro “Ofidismo em Santa Catarina”, as cidades vão crescendo e isso promove o aumento de lixo, o que acaba gerando o crescimento da população de ratos, principal alimento das jararacas. O entulho, por sua vez, acaba se tornando abrigo para esses animais. Por isso, a tendência é sempre termos mais registros de jararaca na região.