A criatividade infantil não tem fim. Dois irmãos de 12 e seis anos negociaram uma espécie de contrato de rescisão de trabalho. O caso aconteceu na cidade de Barra Velha, em Santa Catarina, e repercurtiu muito após ser divulgado pela família na internet.
Na casa da manicure Waiane Suzhle, de 28 anos, todos ajudam nas taregas domésticas. Nikolas, de seis anos, deve recolher os brinquedos do chão, enquanto Yuri, de 12, tem a missão de arrumar a cama, organizar a pia e pegar as roupas do varal.
O irmao mais velho, porém, tentou dar um jeitinho de escapar de suas tarefas. Ele sugeriu ao pequeno que assumisse todas as obrigações e, em troca, ele receberia R$5 como pagamento. Tudo isso, é claro, foi concordado com um “contrato” elaborado em papel comum e escrito à mão!
Apesar de já saber escrever o próprio nome, Nikolas ainda está em processo de alfabetização e tem dificuldade em interpretar alguns tipos de texto. Mas o irmão mais velho garantiu que isso não fosse um problema. Antes de pedir para o caçula assinar, ele leu em voz alta todos os termos do acordo. Os dois concordaram e seguiram com o combinado.
No fim do dia, quando o mais novo deveria “prestar contas” pelo que fez, Yuri percebeu que o irmão não havia enchido as garrafas de água. A explicação era simples: o caçula ainda é pequeno demais para alcançar o filtro. Yuri não quis ouvir as desculpas, alegou “quebra de contrato” e pediu o dinheiro de volta.
Ele fez um novo documento, dessa fez para formalizar a demissão do irmão mais novo.