A noite desta segunda-feira (25) foi de homenagens na Assembleia Legislativa. Trinta pessoas e nove organizações indicadas pelos deputados foram agraciadas com a Comenda do Legislativo Catarinense, a maior honraria do Parlamento estadual. A comenda, instituída pela resolução 2/2008, unificou as homenagens concedidas pela Alesc com o objetivo de reconhecer e destacar ações que tenham contribuído para tornar o Estado mais desenvolvido, mais justo e mais humano.
Por proposição do deputado Coronel Mocellin, uma das homenageadas foi Dona Yvonne Lucy Kormann Rebello, de 88 anos, que tem uma vida dedicada à filantropia em Itajaí.
Sempre voltada às causas sociais e ativa voluntária em ONGs, hoje ela participa do projeto “Estenda Sua Mão, Amigo”, onde voluntárias de mais de 70 anos produzem trabalhos manuais, como bordados e crochê, atendendo maternidades, hospitais e asilos com roupas para bebês e de cama. Fundadora da ONG Dom Bosco, onde atuou de 1960 a 2010, Dona Yvonne também é “leonina”, atuando por 50 anos no Lions Clube Cidade do Porto.
“Também é uma obrigação da Alesc reconhecer e homenagear os bons exemplos para que se propaguem pelo Estado. Por isso escolhemos a Dona Yvonne, que escolheu ajudar os mais necessitados e por décadas se entrega à causa social ”, destacou Mocellin.
Essa trajetória de doação às famílias carentes de Itajaí resultou em uma série de homenagens para Dona Yvonne. Entre as quais, da Associação Comercial e Industrial de Itajaí, da Associação Internacional de Lions Clube, do Lions Clube de Itajaí, reconhecimentos da Câmara de Vereadores e Prefeitura de Itajaí.
Moradora de Itajaí há 68 anos, Dona Yvonne é viúva de Pedro Paulo Rebello, com quem viveu por 45 anos, e mãe de três filhos, dois já falecidos. Também é avó de cinco netos.