keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Começa mais uma semana na CPI da Covid em Brasília

Leia na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília (28)

X
JEFFERSON RUDY/AGÊNCIA SENADO

E agora?

A CPI da Pandemia está numa sinuca de bico. De um lado, um presidente negacionista sobre o Covid-19 e que prometeu a ‘nova política’ e entregou o Governo ao fisiológico Centrão – até cargos de direção nos bancos oficiais. E de outro, um deputado federal acusado de estelionato que não tem provas (por ora) do que diz sobre a venda da vacina indiana Covaxin para o Ministério da Saúde – negócio que não se concretizou. É guerra de versões. E só.

Segurança

A Agência Brasileira de Investigação é só preocupação, há mais de ano, com o padrão Bolsonaro de contato com qualquer cidadão – de parlamentares a amigos empresários.

É que..

..Os Palácios contam com o avançado sistema criando pela Abin de telefone e e-mail, o C-gov e Cripto-gov. Não são usados. O presidente prefere o whatsapp, para áudios e textos.

Então..

..Ninguém convence o patrão do contrário. E a literatura judicial-policial recente já mostrou que isso dá M e derrubou do trono popular o juiz Sérgio Moro.

Ringue

Aquela peitada do senador Marcos do Val no deputado Miranda, na CPI, chamando para briga lá fora, pode rolar dentro também. A orientação da Polícia Legislativa do Senado é que, em caso de briga entre os parlamentares nas suas dependências, deixar que os próprios apartem. Já na Câmara, quando o pau quebra, os seguranças intervêm.

Capital do Centro-Oeste

O Governo do Distrito Federal fez as contas e descobriu que já vacinou mais de 150 mil moradores de Goiás, que moram em cidades do Entorno de Brasília, pertencentes ao Estado vizinho que sofre com a falta de vacinas.

O poder muda

O PSB e o então deputado federal João Campos foram os maiores críticos da reforma da previdência federal. Afirmaram que prejudicaria os mais pobres. Hoje, o mesmo João Campos, prefeito do Recife, repetiu o presidente Bolsonaro.

Minirreforma

Campos aprovou uma reforma previdenciária para servidores municipais sem prévia discussão com a categoria e aumentou a alíquota de contribuição dos 19 mil funcionários de 12,82% para 14% . O tempo de aposentadoria dos homens passou de 55 para 61 anos, e de 60 para 64 para as mulheres.

Pertinente

No mês em que se celebra o Dia Internacional do Orgulho LGBT, a República.org lançou campanha “Servidores com Orgulho” para reflexão sobre a representatividade LGBTQIA+ no serviço público. A ONG compartilha histórias e relatos de funcionários que ajudam a combater o preconceito.

MERCADO

Vegas & Brasil

O Brasil joga os dados na mesa, mas não avança no jogo, criticam os defensores da legalização dos jogos. Perde geração de milhares de empregos, o fortalecimento do trade turístico e a arrecadação de bilhões de reais em impostos. E Las Vegas avança. Acaba de ganhar, na quinta-feira, o Resorts World Las Vegas. São duas torres com três hotéis, 3.500 suítes e mais de 40 restaurantes e bares.

Agora, o compliance

A AGU, CGU e MPF fecharam acordo de leniência de R$ 86,2 milhões com as empresas Amec Foster Wheeler Energy Limited e Amec Foster Wheeler America Latina, envolvidas em contratos com a Petrobras antes de 2014. Participaram também autoridades americanas e britânicas.

Aterro

Há uma força-tarefa na Prefeitura do Rio de Janeiro, envolvendo a RioLuz, Comlurb e empresários do bairro para recuperação da área do Museu Carmen Miranda no Parque do Flamengo. Parte dele descuidado virou point de lixo e moradores de rua.

Fonte: Clicsc

Política

Presidente da Câmara de Itapema sugere força-tarefa para atender moradores de rua durante onda de frio histórica

A forte queda de temperatura prevista a partir desta terça, dia 28/07, motivou a iniciativa do parlamentar, que pede à Prefeitura urgência na divulgação de orientações sobre como ajudar e também alertas à população

Política

Deputado Coronel Mocellin defende menos direitos aos presos

Parlamentar enviou moção à Câmara dos Deputados sugerindo mudanças no Código Penal

Política

Ciro Nogueira tenta levar Bolsonaro para o PP

Leia na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília

Política

Governo de SC admite emendas à reforma da Previdência

Executivo, em acordo com a Alesc, deve retirar proposta de alíquota extraordinária do projeto. Pedágio de transição também mudará

Política

Qual o impacto político da sexualidade de um candidato à presidência?

Leia na Coluna Esplanada desta quarta-feira (21) direto de Brasília

Mais notícias

Esportes

Grupo de capoeira realiza evento para a família em Itapema

O evento contou com apresentações de capoeira, um momento de contação de história da manifestação cultural e um piquenique entre os presentes

Política

Presidente da Câmara de Itapema sugere força-tarefa para atender moradores de rua durante onda de frio histórica

A forte queda de temperatura prevista a partir desta terça, dia 28/07, motivou a iniciativa do parlamentar, que pede à Prefeitura urgência na divulgação de orientações sobre como ajudar e também alertas à população