keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Como dimensionar o tamanho da caixa d´água

Volume de água reservado para uso doméstico deve ser, no mínimo, o necessário para 24 horas de consumo normal

X

Dimensionar uma caixa d’água em uma construção, seja de uma residência ou de um edifício, geralmente gera dúvidas no cálculo da capacidade das caixas ou reservatórios de água em uma instalação hidráulica.  A Águas de Bombinhas  lembra que segundo a NBR 5626, a capacidade dos reservatórios de uma edificação deve atender ao padrão de consumo de água no edifício .

O volume de água reservado para uso doméstico deve ser, no mínimo, o necessário para 24 horas de consumo normal pelo número total de usuários na edificação, sem considerar, o volume de água para combate à incêndio. Dependendo  do local ou da finalidade da edificação, a capacidade de reservação de água pode variar de acordo com as necessidades do cliente. Por exemplo, para uma  lavanderia, ou um restaurante, é possível dimensionar uma caixa d’água para três ou quatro dias de consumo.

Onde instalar a caixa d´água?

A caixa d´água precisa ficar em um local alto (para a água descer com força suficiente e espalhar pelos canos) e que aguente o peso dela (lembre: 1000l = 1 tonelada!)

Se você vai começar a construir, já planeje se o melhor é ter uma caixa ou dividir o volume de água que você vai precisar em duas ou mais. Decida também onde ele deve ser instalada porque a carga que ela terá sobre a laje também precisa ser considerada. Se você vai instalar caixa d´água em uma casa que já foi construída, tenha certeza se o local em que ela vai ficar realmente aguenta esse peso.

Utilidade Pública

Programa Afluentes estreita laços entre Águas de Camboriú e comunidade

Principal foco são as relações com líderes comunitários e presidentes de associações de moradores

Utilidade Pública

Poços artesianos de Penha serão 100% automatizados

Poços tubulares de grande profundidade – também conhecidos com artesianos – da concessionária compõem o sistema de abastecimento da cidade.

Utilidade Pública

Saiba onde encontrar um totem de autoatendimento da Águas de Bombinhas

Com isso, os clientes da concessionária poderão consultar débitos, emitir 2ª via da fatura, fazer pagamento (débito e crédito) e parcelamento de conta

Utilidade Pública

Implantação do sistema de esgoto em Camboriú resultará na despoluição gradativa do Rio Camboriú

Em Camboriú, a implantação do sistema de esgotamento sanitário é considerada a principal solução para a despoluição do rio

Utilidade Pública

Evite aborrecimentos: fuja do “gato” na rede de água

Furto de água é uma prática criminosa passível de penalidade

Mais notícias

Geral

Unimed Litoral é homenageada com o Prêmio Cambori

A Unimed Litoral recebeu na última sexta-feira, 26, o Prêmio Cambori, em evento promovido pela Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc), para destacar a trajetória e reconhecer publicamente empreendedores e empresas que fazem […]