keyboard_backspace

Página Inicial

Coluna Pelo Estado

Confiança do industrial catarinense bate recorde em 2022

Leia os baistidores da política de Santa Catarina na Coluna Pelo Estado de hoje

X
Divulgação

Apesar dos desafios que o setor enfrenta, como a pressão de custos, a inflação e o aumento da taxa de juros, a confiança do industrial catarinense segue em alta. A confirmação está retratada no Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), apurado em Santa Catarina pelo Observatório Fiesc. O índice aumentou 2,6 pontos em junho, o dobro do avanço da média nacional no período, resultado que coloca o ICEI catarinense novamente próximo à média nacional, após cinco meses consecutivos em patamar abaixo.

O ICEI nacional também ficou no nível mais alto do ano em junho – atingiu 57,3 pontos em Santa Catarina, o que indica mais confiança entre os empresários industriais catarinenses. O Índice de Condições Atuais apresentou o primeiro resultado do ano acima dos 50 pontos, o que indica uma percepção de melhora em relação às condições atuais da economia brasileira na comparação com os seis meses anteriores.

O indicador referente às expectativas para os próximos seis meses também apresentou o maior valor de 2022, o que aponta maior disseminação do ambiente de otimismo futuro entre os empresários industriais do estado. O levantamento mostra que, de maneira geral, as políticas fiscais de isenção tributária impactaram positivamente a percepção dos industriais.

Embora o cenário de aumento na taxa de juros e gargalos logísticos de caráter global se mantenham, iniciativas do governo federal para acomodar as expectativas de inflação de curto prazo tiveram um impacto positivo na confiança do empresário. Já o indicador referente às expectativas para os próximos seis meses apresentou o maior valor para o ano de 2022, o que simboliza uma maior disseminação do ambiente de otimismo futuro entre os empresários industriais do estado.

Embora no ano a Indústria em Santa Catarina venha apresentando queda na produção, incentivada sobretudo pelo maior nível global dos preços de insumos e commodities, a recuperação nacional nas vendas do Comércio e na prestação dos Serviços podem orientar a atividade econômica no segundo semestre de 2022.

Polícia Militar

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) recebeu um importante reforço nos serviços de enfrentamento à criminalidade. São 164 novas viaturas, 11.250 pistolas, 649 câmeras de leitura de placa veicular e 1.107 câmeras do Projeto Bem-te-vi. Os equipamentos que garantem mais segurança para os agentes e cidadãos fazem parte do Programa SC Mais Segura. A entrega beneficia 78 municípios de todas as regiões, com investimento de R$ 49 milhões. Essas novas unidades eram Companhias ou Guarnições Especiais, e a partir de agora terão nível organizacional de um Batalhão, por sua importância estratégica.

Exposuper

A Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados e Convenção
Catarinense de Supermercadistas chega a sua 33ª edição e vai até o dia 23 de junho, na Expoville, em Joinville. O evento, realizado pela Acats, que comemora 50 anos em 2022, teve a presença do governador Carlos Moisés na nolite de abertura. “O Estado aplicou normas necessárias para a saúde pública, mas os empreendedores não precisaram fechar e continuaram gerando riqueza. Um equilíbrio muito importante entre o público e privado”, disse o governador.

Fake News

O Sincofaz, entidade que representa os auditores estaduais de finanças públicas em Santa Catarina, lançou recentemente uma campanha de combate às fake news. A iniciativa foi apresentada ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Moacir Sopelsa (MDB). O Sincofaz tem buscado o apoio de poderes e órgãos para o desenvolvimento da campanha. A iniciativa já foi apresentada ao Tribunal de Justiça (TJSC), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

André Esteves

O chairman do BTG Pactual, André Esteves, ministrará palestra durante encontro presencial promovido pela Fiesc nesta quinta-feira, 23, às 18 horas, em Florianópolis. Ele vai abordar a visão do mercado financeiro sobre as perspectivas políticas e econômicas do país. O evento é exclusivo para convidados. André Esteves também é sócio sênior e controlador do BTG Pactual. Ele iniciou sua carreira no banco em 1989 na área de tecnologia e em 2008 fundou o BTG Investments, que recomprou o Pactual em 2009, formando o BTG Pactual.

Digitalização

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) aboliu o uso de papel na tramitação de processos internos, graças à implantação de um sistema de gestão digital de documentos. O objetivo é melhorar e acelerar o atendimento às demandas apresentadas à autarquia pelos mais de 22,7 mil médicos registrados. Em paralelo, o CRM-SC aposta na melhoria dos processos internos, ao aderir ao Excelência SC – Programa Catarinense de Excelência e está implantando o Modelo de Excelência na Gestão, ferramenta que tem como base a adoção de melhorias contínuas no dia a dia das operações de empresas, instituições públicas e entidades.

Fonte: Clicsc

Coluna Pelo Estado

Saúde intensifica ações para acelerar cirurgias eletivas

Leia os bastidores da política de Santa Catarina na Coluna Pelo Estado desta terça-feira (21)

Coluna Pelo Estado

Serviços do Governo do Estado poderão ser digitalizados

Leia os bastidores da política de Santa Catarina na Coluna Pelo Estado de hoje

Coluna Pelo Estado

Saiba dos bastidores da política de SC na Coluna Pelo Estado desta sexta-feira (10)

Mais notícias

Segurança

Polícia Militar de Santa Catarina recebe 140 novas viaturas

Os veículos SUV, modelo Chevrolet Tracker, serão distribuídos a 91 municípios catarinenses

Tempo

Tornado de mais de 100km/h atinge cidade catarinense

Segundo informações, os prejuízos atingem R$10 milhões. Ao menos 50 edificações em áreas rurais foram destruídas com os ventos