Confira os esporte que estão em alta nesta temporada em Florianópolis e aproveite o melhor da estação
Os últimos meses de sol e calor em Santa Catarina são um verdadeiro convite às atividades ao ar livre. Assim, é possível aproveitar as belezas naturais do Estado e também adaptar as atividades físicas para locais abertos, tendo em vista os termômetros lá em cima. Alguns esportes praticados na praia (ou areia em geral, como na Beira-Mar Norte, em Florianópolis) têm virado febre nos últimos anos. Quando a prática ocorre na areia, a exigência do corpo é maior – o deslocamento fica mais lento, mas o gasto calórico aumenta.
Seja para emagrecer, relaxar, fortalecer os músculos, trabalhar a respiração ou equilíbrio, esses esportes podem ajudar a manter uma vida mais saudável e tranquila. Confira alguns dos principais esportes praticados durante a temporada de verão.
Beach Tennis
A modalidade esportiva de areia de origem italiana ganhou o coração dos catarinenses. Hoje, principalmente nas cidades litorâneas, as quadras de beach tennis estão em ampla expansão. Com raquete e uma bolinha, é conhecido por ser um esporte mais democrático, de fácil aprendizado. As regras e sistema de pontuação misturam tênis tradicional, vôlei de praia e badminton. A quadra é dividida por uma rede de cerca de 1,7 metro de altura, com quadra de 16 metros.
A analista de governança de TI, Natalia de Oliveira, já se apaixonou pelo esporte antes mesmo da temporada de verão. Ela conta que sempre teve a impressão de que nunca iria poder jogar um esporte. Para Oliveira, é um esporte leve, ligado à areia, praia, natureza, sem muitas formalidades e que ajuda na conexão com outras pessoas.
“Sempre tive muitas dificuldades com esportes no geral por dois motivos principais. Primeiro, pelo meu biótipo, sempre fui mais baixinha, mais gordinha e por mais que a gente fale de inclusão, para jogar vôlei precisa ser mais alta, para futebol precisa ser veloz, então existe essa questão. Também tenho dificuldade visual, então sempre tive problemas com profundidade, de esbarrar nas outras pessoas”, detalha.
Foi com um amigo que também nunca tinha jogado beach tennis que resolveu iniciar as aulas.
“Achei muito legal porque na primeira aula já consegui fazer alguns exercícios e aquilo me empolgou de uma forma, porque me mostrou que eu podia praticar esporte e poderia me trazer satisfação. Comecei a ver essa flexibilidade que o beach tennis trazia, essa parte mais democrática de permitir que pessoas de qualquer biótipo ou dificuldade conseguem se adaptar e de ser muito inclusivo”.
A adaptação foi rápida e aprende todos os dias a desenvolver as técnicas, mesmo que tenha o beach tennis como forma de lazer e descontração.
Futvôlei
Praticado por duas equipes com dois, três ou quatro jogadores, o futevôlei é praticado em quadras de areia. Criado no Rio de Janeiro, a regra principal é não utilizar as mãos. Oficialmente, os jogos ocorrem apenas com duplas. As regras são similares às do vôlei – são permitidos três toques na bola, mas na hora do ataque, os praticantes devem utilizar os pés ou a cabeça. A quadra utilizada é a do vôlei de praia, com as medidas de 9 m de largura e 18 m de comprimento. Além disso, a rede possui 2,20 m de altura.
Frescobol – esporte
Se os valores de uma raquete de beach tennis não animaram muito a compra, o frescobol requer um investimento muito menor, com raquetes de madeira e bolinha de borracha simples. Não existe confronto direto entre os participantes. Nesse jogo, a meta é manter a bolinha no ar, com maior possibilidade de golpes possíveis. O esporte tem como origem o tênis de praia, mas é uma derivação criada no Rio de Janeiro. Pode ser praticado por todas as idades e trabalha equilíbrio, força e reflexos. É um exercício com alto gasto calórico, uso das funções cardiorrespiratórias, resistência física e utiliza diferentes grupos musculares.
Alguns cuidados são essenciais para praticar esporte
Ao praticar esportes ao ar livre, é importante ter em vista a proteção, como viseiras e bonés, óculos de sol e protetor solar. Ter uma alimentação saudável antes e depois do exercício e reforçar a hidratação também são algumas das orientações para a prática de exercícios físicos.
A educadora física e personal trainer Priscila Wolff Dutra e Silva também alerta que a prática de qualquer esporte requer a prática de treinamento resistido.
“Que é a musculação ou treinamento de pesos resistidos, seja elásticos ou halteres, para ter uma preparação para o esporte de fato e junto disso fazer um treinamento específico para determinado esporte. No futevôlei, por exemplo, incluir no funcional alguma prática do esporte”, detalha.
Karoline Moura é formada em Design pela PUC PR, Social Media e Copywriting de ecoturismo, atua tanto em empresas de viagens e turismo, como editora no portal ClicSC.
Antes restrito apenas a um biotipo, atualmente o mercado de modelos conta com perfis diversos, fugindo dos estereótipos padrões, para atender todos os tipos de campanhas