keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Congresso Latino-americano WAPOR reunirá pesquisadores de mais de 15 países em Florianópolis

Evento realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) entre os dias 28 e 30 de abril abordará questões de urgência global, como a crise climática, a polarização política e ameaças à democracia

X
Congresso WAPOR LATAM será realizado em Florianópolis entre os dias 28 e 30 de abril – Foto: Divulgação
Siga-nos no google-news

De 28 a 30 de abril de 2025, Florianópolis receberá o XI Congresso Latino-americano da WAPOR (World Association for Public Opinion Research), o maior evento da América Latina dedicado à pesquisa de opinião pública, comportamento eleitoral e comunicação política. Organizado pela WAPOR Latinoamérica com apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o congresso promete reunir especialistas de diversas áreas para discutir temas cruciais que impactam a sociedade contemporânea, como o desempenho das pesquisas eleitorais, as reações da opinião pública diante da crise ambiental, a polarização política e as ameaças à democracia.

Com o tema “Opinião pública, civismo e riscos globais na América Latina”, o congresso terá uma programação intensa, composta por mais de 30 painéis de especialistas e mais de 200 trabalhos acadêmicos apresentados em 80 sessões temáticas por pesquisadores e profissionais de pelo menos 15 países. O evento será um ponto de encontro para acadêmicos, consultores e profissionais do setor privado de pesquisas, que abordarão questões globais, como os impactos da desinformação, as inovações em pesquisa eleitoral, os desafios impostos pela inteligência artificial, os riscos das crises ambientais e as perspectivas de ameaça à e defesa da democracia.

Palestrantes internacionais

Entre os destaques do evento estão três palestras magistrais com nomes de peso da academia e do jornalismo internacional:

Pedro Magalhães, da Universidade de Lisboa, abordará a questão do engajamento cívico na defesa da democracia na palestra “Quem se importa e engaja pela defesa da democracia?”.

Fabián Bosoer, editor de opinião do jornal argentino Clarín, falará sobre as transformações no jornalismo de opinião e o impacto da pós-verdade e da inteligência artificial na comunicação pública em sua palestra “O que sobrou da conversação pública?”.

Felipe Nunes, fundador da Quaest (Brasil), irá compartilhar inovações metodológicas em pesquisas eleitorais durante a palestra “Inovações metodológicas em pesquisas eleitorais”.

Workshops e oportunidades para profissionais

O congresso também oferecerá cinco workshops gratuitos aos participantes, proporcionando uma excelente oportunidade para aprofundar conhecimentos e práticas relacionadas à pesquisa e à comunicação política. Esses workshops visam capacitar os profissionais da área a lidar com os novos desafios impostos pela rápida evolução das tecnologias e das transformações no comportamento eleitoral.

Oportunidade de networking

Além das palestras e painéis, o XI Congresso da WAPOR Latinoamérica será uma excelente oportunidade para networking, reunindo os maiores especialistas da indústria de pesquisaassessoria política e marketing eleitoral. Os participantes poderão trocar experiências e ampliar suas redes de contatos com líderes do setor e pesquisadores renomados. O evento conta com o apoio de importantes protagonistas do ecossistema de pesquisas e geração de conhecimento, como o IPESPE, IPEC, D3SYSTEMS, MBC Mori, DOOBLO, MAKEOPINION, DATAGOAL, Universidade de Montevideo, The Roper Center e a Fundação Konrad Adenauer.

Impacto global

O evento é uma oportunidade única para profissionais, acadêmicos e pesquisadores se atualizarem sobre as últimas tendências e desafios da opinião pública, o comportamento eleitoral e da comunicação política. Além disso, o congresso tem um papel fundamental ao abordar questões urgentes e de interesse global, como as crises ambientais, a polarização política e a ameaça à democracia, temas que têm gerado discussões intensas na América Latina e no mundo.Para aqueles interessados em participar do congresso, as inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do site oficial

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Davi
Davi Paes e Lima
Davi Paes e Lima é jornalista profissional (2874 - SC) desde 2006. É especialista em Comunicação Empresarial e atua na área de Assessoria de Comunicação há 20 anos, desde 2003 - além de ter passagens por veículos especializados. Desde 2020 está à frente da Paes e Lima Comunicação, agência boutique com base em Florianópolis. No associativismo é diretor de eventos da Associação Catarinense de Imprensa (2023/2026). Colabora com notícias corporativas para o portal ClicSC desde 2022.
Política

Prefeito e vice-prefeito de Porto Belo anunciam novo secretário de Agricultura

A pasta será assumida por Gilberto João Pedro, que já possui experiência na área, tendo atuado anteriormente como secretário

Política

Confira os prazos do calendário eleitoral de julho

Veja condutas e etapas permitidas e vedadas a partir deste mês para quem for disputar as eleições de 2024

Política

Morre o vereador de Florianópolis Gabrielzinho, aos 39 anos

Parlamentar estava internado na UTI desde o dia 11 de junho

Política

Alesc aprova “Junho Violeta” para conscientização sobre violência contra pessoas com deficiência

Até então, o projeto era dedicado exclusivamente às ações de prevenção da violência contra a pessoa idosa

Política

Morre Paulo Konder Bornhausen, ex-político de SC e empresário

Paulo iniciou sua carreira política como deputado estadual em 1954

Mais notícias

Grande Florianópolis

Confeitaria lança cardápio especial de Páscoa com novidades originais e irresistíveis

Loja liderada pela confeiteira Júlia Cherem, no centro de Florianópolis, inova nos sabores com ovos de colher de pistache com frutas vermelhas e de cookies com nutella e chocolate belga

Eventos

Hub de talentos com foco na capacitação e apresentação de jovens para o mercado da moda e do entretenimento promove primeira edição internacional

O Bella Fashion Tour, organizado pela Bella Hub de Talentos, realiza edição inédita em Rivera, no Uruguai, na fronteira com Santana do Livramento (RS); inscrições limitadas estão abertas para jovens artistas de cidades gaúchas vizinhas à região fronteiriça