Conheça os parques ecológicos em Florianópolis, cheios de natureza e muita diversão para sua família!
Sabemos que os maiores atrativos de Floripa são suas belas praias de natureza exuberante. Mas toda essa natureza não se restringe apenas à beira-mar: podemos encontrá-la também no entorno da cidade. Aliás, conhecer uma cidade é buscar o melhor que ela tem a oferecer, ir além de suas atrações principais. Prova disso são os parques em Florianópolis, que proporcionam momentos inesquecíveis em contato com a natureza.
Parques ecológicos são sempre uma boa oportunidade de relaxar e “limpar os pulmões” da poluição das grandes cidades. Os parques em Florianópolis são um verdadeiro tesouro de preservação da natureza na sua mais pura forma, com atrativos que enaltecem a fauna e flora da região, como trilhas, observação de animais e mirantes.
Então, para você que quer conhecer além das praias, indicamos alguns parques ecológicos em Florianópolis. Confira!
1. Parque Estadual do Rio Vermelho – Trilha Ecológica do Rio Vermelho
Vegetação exótica, diferentes espécies animais e uma paisagem deslumbrante é o que você vai encontrar no Parque Estadual do Rio Vermelho. Localizado entre a Praia da Barra da Lagoa e o Distrito do Rio Vermelho, esse parque possui uma trilha que dá acesso a Praia do Moçambique. O caminho bem marcado, coberto de pinhos e eucaliptos, forma um cenário selvagem, diferente para os padrões das praias que você encontra na Ilha.
O visitante que for percorrer a trilha de 1 km de extensão encontrará em seu entorno 16 viveiros com mais de 150 animais silvestres de 35 espécies da fauna catarinense, entre elas macacos, jabutis, araras, papagaios e pumas. Há um mirante de onde dá para avistar a Lagoa da Conceição de um lado e o mar de outro, além de toda a beleza do parque.
A entrada para a trilha ecológica é gratuita, com monitores bilíngues que passarão informações sobre as espécies de fauna e flora disponíveis no parque. A trilha também tem acesso para cadeirantes.
2. Parques ecológicos do Córrego Grande
Esporte, cultura, lazer e educação ambiental é o que você vai encontrar no Parque Ecológico do Córrego Grande. O maior parque da área urbana de Florianópolis, ocupando 21,3 hectares no bairro do Córrego Grande, a aproximadamente 1 km de distância da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta uma infraestrutura diversificada, sendo uma ótima opção de lazer para toda família.
A grande atração do parque são as trilhas interpretativas em meio à mata nativa com mais de 100 espécies de árvores, todas com placas de identificação. Além da flora, o visitante também irá encontrar uma fauna diversificada, com exemplares de coelhos, patos, galinhas, porquinhos-da-índia, cágados e até um jacaré-de-papo-amarelo. O parque conta ainda com dois lagos, pista para caminhada, parques infantis, brinquedoteca, academia da saúde, espaço para apresentações culturais e eventos, quadra para esportes e espaços para piqueniques e quiosques, onde acontecem aulas de Yoga e Tai Chi Chuan gratuitas.
Há também um viveiro e uma estufa para pesquisa de mudas nativas onde ocorrem oficinas voltadas para a educação e conscientização ambiental. O acesso ao parque é gratuito, com estacionamento e internet Wi-Fi liberada para seus visitantes. Também conta com uma trilha adaptada para portadores de necessidades especiais.
3. Parque Municipal da Lagoa do Peri
Exuberante Floresta de Mata Atlântica, trilhas ecológicas e caminhos históricos é o que você irá encontrar no Parque Municipal da Lagoa do Peri, a maior Unidade de Conservação da Ilha de Santa Catarina. Localizado entre a Praia do Morro das Pedras e a Praia da Armação, esse parque abriga a maior lagoa de água doce do litoral catarinense e uma vasta Floresta Atlântica e vegetação litorânea distribuídos em uma área de 20 km².
O parque é repleto de trilhas ecológicas onde o visitante poderá entrar em contato com a rica diversidade de flora e fauna aquática e terrestre, bem como conhecer mais sobre o histórico de uso e ocupação do parque, que teve sua bacia hidrográfica tombada como Patrimônio Natural em 1976.
Algumas possibilidades de Roteiros ecológicos são: Caminho da Gurita; Caminho do Saquinho; Trilha da Restinga, entre outros. Uma visita ao parque é uma grande oportunidade para conhecer engenhos, córregos, praias, sítios históricos e cachoeiras do Sul da Ilha, além de desfrutar de sua infraestrutura de lazer. O acesso ao parque é gratuito, assim como o uso do estacionamento, churrasqueiras e parque infantil. Também possui acessibilidade para portadores de necessidades especiais.
4. Parque da Luz
Localizado no centro de Florianópolis, o Parque da Luz é o lugar ideal para passear a dois, com amigos ou mesmo levar as crianças, já que o local conta com parquinho infantil. Para os esportistas, também há um campo de futebol. Seja para caminhar, correr, pedalar ou brincar com seus filhos, vale a pena fazer uma visita.
Próximo à cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz (daí o nome), o parque representa uma área verde, cercada de prédio em seus arredores. Vale lembrar que o local não tem estacionamento, mas você pode deixar seu carro nas ruas adjacentes. A entrada é gratuita.
5. Parque dos Coqueiros
Se tudo o que você busca é um bom programa em família, o Parque dos Coqueiros é o lugar certo. Lá, você e as crianças vão se divertir, seja fazendo um piquenique, se exercitando ou simplesmente descansando, deitado em uma toalha estendida na grama. Além disso, há quadras de areia, de grama natural e de grama sintética: o ideal para abranger todos os gostos e idades.
Academia, ciclovia, pista de caminhada, parque infantil e aparelhos para alongamento complementam o rol de opções do que fazer no local. Você se diverte, relaxa e ainda ganha em termos de saúde. Além disso, o parque tem vista para o mar: o cenário perfeito para quem gosta de relaxar observando as embarcações.
Karoline Moura é formada em Design pela PUC PR, Social Media e Copywriting de ecoturismo, atua tanto em empresas de viagens e turismo, como editora no portal ClicSC.
Mesmo com lotação acima da média em hotéis e apartamentos de aluguel, restaurantes e bares registraram movimento baixo; um dos motivos seria a escolha por imóveis onde possam cozinhar durante a estadia
Antes restrito apenas a um biotipo, atualmente o mercado de modelos conta com perfis diversos, fugindo dos estereótipos padrões, para atender todos os tipos de campanhas