keyboard_backspace

Página Inicial

Mercado Imobiliário

Construção em ascensão: Porto Belo supera Balneário Camboriú

Cidade atrai investidores com belezas naturais e tem realizado melhorias em infraestrutura

X
Foto: Divulgação
Siga-nos no google-news

O município de Porto Belo, no Litoral Norte de Santa Catarina, registrou a concessão de 566 alvarás de construção residencial e comercial entre o início de 2020 e julho de 2023, segundo a Secretaria Municipal de Planejamento. Essas autorizações somam 2,1 milhões de metros quadrados de área construída, ultrapassando a vizinha Balneário Camboriú.

Dos 566 alvarás concedidos, 195 foram destinados para a edificação de prédios.

Essas autorizações para novas construções representam uma média de 730 mil m² por ano, superando os 563 mil m² autorizados no último ano em Balneário Camboriú, conhecida nacionalmente por seu mercado imobiliário.

O crescimento imobiliário de Porto Belo é alimentado por diversos fatores, incluindo a proximidade com Balneário Camboriú e Itapema, cidades que possuem os metros quadrados mais caros do país.

Além da localização estratégica, Porto Belo é beneficiada por sua geografia, que permite a passagem de grandes navios, consolidando a cidade como a Capital Catarinense dos Transatlânticos. A cidade também tem fácil acesso aos aeroportos de Florianópolis e Navegantes.

As belezas naturais de Porto Belo, somadas às iniciativas públicas e privadas de melhoria na infraestrutura, têm sido decisivas para atrair cada vez mais investidores imobiliários.

Atualmente, o município conta com aproximadamente 200 construtoras e incorporadoras em atividade. A Associação das Construtoras e Incorporadoras de Porto Belo (ACIP) reúne 44 empresas associadas, algumas das quais são de outros estados brasileiros.

A ACIP estabeleceu uma parceria com a prefeitura para impulsionar obras significativas, como o molhe do Rio Perequê, cuja construção começou em 20 de junho. O projeto e o licenciamento ambiental da obra foram custeados pela ACIP, e o pagamento será realizado por meio de outorga onerosa.

A parceria entre a ACIP e a prefeitura também contempla projetos de revitalização da orla, alargamento da faixa de areia de Balneário Perequê e pavimentação das principais ruas da cidade.

Segundo Maycol Marini, presidente da ACIP, essa parceria público-privada, considerada inédita no Brasil, busca não apenas valorizar o setor da construção civil, mas também melhorar a qualidade de vida da população, tornando Porto Belo uma cidade mais atraente e valorizada para moradia, lazer e investimentos. De acordo com o último Censo, Porto Belo teve um crescimento populacional de 72% desde 2010, colocando o município entre os 30 que mais crescem no país.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Mercado Imobiliário

Me2 Rentals registra crescimento expressivo na temporada de verão 2025

Impulsionada pela alta do turismo internacional, valorização do dólar e inovações tecnológicas, a empresa catarinense aumenta faturamento em 52% e reforça Florianópolis como destino estratégico para investidores

Mercado Imobiliário

Imobiliária de Florianópolis projeta R$ 2,4 bilhões em vendas para 2025

Jeferson Gralha, CEO da Gralha Imóveis, revela como a combinação de marketing estratégico, atendimento premium e segurança nos processos transformou a imobiliária em referência no mercado de alto padrão

Mercado Imobiliário

Grupo catarinense cresce mais de 26% com imóveis para investimento

Valorização do mercado imobiliário em Santa Catarina impulsiona negócios com imóveis no modelo de investimento SPE (Sociedade de Propósito Específico) - os chamados “a preço de custo”

Mercado Imobiliário

Leilão de Taquarinhas: uma praia pode ser vendida? entenda

A recente notícia sobre o leilão de terrenos na Praia de Taquarinhas gerou dúvidas

Mercado Imobiliário

Costao do Santinho lança resort em Balneário Camboriú

O Costao Estaleirinho será comercializado no formato de multipropriedade; obras começam no segundo semestre de 2024

Mais notícias

Animal

Fort Atacadista inaugura loja em Penha com doação para causa animal

Inauguração contou com doação para o Projeto Adote Penha, que promove a castração e adoção de animais abandonados na cidade

Economia

Finanças Sistêmicas: o método que promete revolucionar a relação com o dinheiro

Criado pela administradora Letícia Lucca, gaúcha radicada em Florianópolis, método une finanças estratégicas e autoconhecimento para transformar negócios e vidas; empresária atua em todo o país