keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Consumo de gás natural em SC cresce 7,6% em maio e bate recorde histórico

Os principais setores em crescimento foram o residencial, com 30% de aumento, o industrial, com +4,5%, e o Gás Natural Veicular (GNV), com +1,4%

X
Divulgação
Siga-nos no google-news

Em maio, o consumo de gás natural em Santa Catarina registrou um crescimento de 7,6%, segundo dados da Companhia de Gás de SC (SCGÁS) divulgados nesta sexta-feira (11). O volume total consumido no mês passou de 64,9 milhões de m³ em abril para 69,9 milhões de m³ em maio. Este foi o maior valor já registrado no Estado. 

Os principais setores em crescimento foram o residencial, com 30% de aumento, o industrial, com +4,5%, e o Gás Natural Veicular (GNV), com +1,4%. Além disso, o pico de vendas da Companhia ocorreu no dia 6 de maio, quando foram comercializados 2.451.657 m³ de gás natural, o maior volume para um único dia. 

Para o presidente da SCGÁS, Willian Lehmkuhl, o gás natural é essencial para o desempenho da economia catarinense. “Desde o início do ano estamos registrando recordes no consumo, com recuperação em todos os setores pós crise causada pela pandemia. As 321 indústrias que atendemos, por exemplo, são responsáveis por cerca de 50% do PIB industrial catarinense, o que significa que o crescimento no consumo desse setor está diretamente ligado à recuperação da economia em 2021”, disse.

Insumo extra

Com consumo em alta, a SCGÁS negocia novos contratos de fornecimento do insumo. Nesta semana mais uma etapa foi concluída, em um processo que tem parceria com outras quatro distribuidoras de gás natural do Centro-Sul do país. Foram selecionados 11 fornecedores, entre eles a Shell e a Petrobras, com mais de 100 propostas comerciais.

A próxima etapa da contratação acontece a partir de julho. O objetivo é que, ao longo do segundo semestre, as distribuidoras celebrem novos contratos de suprimento com início das operações em 2022. Em Santa Catarina, a SCGÁS deve substituir gradualmente o atual contrato, assinado somente com a Petrobras.

Fonte: REDE CATARINENSE DE NOTÍCIAS

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias ClicSC.
Economia

Abertura do mercado livre para o Grupo B pode gerar economia de R$ 35 bi

Pesquisa revela que famílias e pequenas empresas podem se beneficiar da abertura do mercado para rede de baixa tensão

Economia

Sicredi Vale Litoral SC destina mais de R$ 27 milhões de resultados aos seus associados

Cooperativa devolve aos seus associados a participação dos seus resultados com base nos produtos e serviços utilizados no último ano

Economia

Plantio de coca deve ser substituído pelo açaí em áreas da Colombia

Plano foi apresentado pelo governo do Departamento de Putumayo a empresários brasileiros durante missão de intercambio

Economia

Aeroporto de Florianópolis amplia voos para destino internacional

A Latam Airlines será responsável por operar esses voos adicionais durante a temporada de inverno

Economia

Porto de São Francisco do Sul registra aumento de 20% neste primeiro trimestre

Março de 2024 se destacou particularmente, com uma movimentação de 1,6 milhão de toneladas

Mais notícias

Saúde

Outono saudável: atacarejo oferece variedade de frutas, legumes e verduras frescas 

Rede Fort Atacadista abastece lojas com itens frescos todas as semanas

Segurança

Médico morre após grave acidente na BR-282 no Oeste de SC

Ele não resistiu aos ferimentos e morreu na tarde desta quarta-feira (24)