keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Consumo de gás natural registra novos recordes em Santa Catarina

O volume médio diário consumido no mês (2.273.313 m³/dia), por todos os segmentos, foi 10,8% superior ao registrado em 2020 e 11,9% do que o consumo em 2019

X
Divugação / SCGÁS

O consumo de gás natural em Santa Catarina registrou recordes de volume mensal e de pico de vendas em agosto. Foram comercializados 70.472.695 m³ do insumo no mês passado, maior média já registrada desde o início da operação da SCGÁS. Além disso, no dia 11 de agosto foi registrado recorde de consumo em um só dia, com o volume de 2.504.969 m³. O volume médio diário consumido no mês (2.273.313 m³/dia), por todos os segmentos, foi 10,8% superior ao registrado em 2020 e 11,9% do que o consumo em 2019.

As 326 indústrias que utilizam o gás natural no Estado foram responsáveis pela maior parte do consumo em agosto, uma média de 1.907.670 m³/dia, valor 13,9% superior do que o consumo deste segmento em agosto de 2019 e 10,2% maior que as vendas do mesmo período em 2020. Ao longo de 2021, este segmento já registrou 9,3% de crescimento acumulado no consumo.

“O crescimento no consumo por parte das indústrias mostra a necessidade de aumento da oferta de gás natural. Até 2023, registramos a solicitação de aproximadamente 360 mil m³/dia de gás natural adicional para projetos de expansão das indústrias. Por isso, seguimos trabalhando na ampliação do suprimento ao estado, realizando chamadas públicas para garantir a oferta ao mercado. A partir do próximo ano, está previsto o início de operação de um terminal de GNL (Gás Natural Liquefeito), localizado na Baía da Babitonga, contribuindo para diversificar ainda mais a oferta de gás natural” explica Rafael Nicolazzi, gerente Comercial Industrial e Veicular da SCGÁS.

GNV

O consumo de Gás Natural Veicular (GNV) em agosto no estado também foi representativo. A frota de 112 mil usuários consumiu 342.014 m³/dia, o que representa cerca de 14,2% de gás natural comercializado no Estado. No mesmo período do ano anterior, o consumo era 13,6% menor, de 295.491 m³/dia. Na comparação com agosto de 2019 o crescimento foi de 1,65%.

Já no segmento urbano, que conta com quase 17 mil clientes no Estado, o consumo médio registrado em agosto foi de 15.393 m³/dia pelos comércios e de 8.235 m³/dia pelas residências. Esse consumo foi, respectivamente, 22% e 8,7% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

Fonte: Clicsc

Geral

Sucuri gigante digerindo capivara é flagrada por empresário em rio

Empresário explicou que a hipótese da sucuri estar digerindo uma capivara foi levantada por causa do tamanho da presa

Geral

VÍDEO: Tubarão perto do Molhe da Barra Sul na Praia de Balneário Camboriú

Pescador filmou momento que tubarão ‘passeava’ bem perto da costa

Geral

Fort Atacadista sorteia 22 carros 0km no próximo final de semana

A ação será na loja Fort do Kobrasol, em São José (SC), às 11h, com transmissão ao vivo

Geral

Moisés assina acordo para repasse de R$ 465 milhões para obras em rodovias federais de SC

O chefe do Executivo estadual destacou a importância dos investimentos para alavancar o desenvolvimento econômico das regiões catarinenses

Geral

Sem poder cantar por causa de AVC, Ivonir Machado homenageia irmão, Airton Machado, morto nesta semana

O Rei da Vanera lembrou os tempos de criança, quando começou a cantar ao lado do irmão, que era o líder do Garotos de Ouro

Mais notícias

Cidades

Projeto que cria emendas impositivas no orçamento de Itapema é aprovado

Projeto que cria as emendas impositivas em Itapema passou por primeira votação no final de agosto,

Geral

Sucuri gigante digerindo capivara é flagrada por empresário em rio

Empresário explicou que a hipótese da sucuri estar digerindo uma capivara foi levantada por causa do tamanho da presa