keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Corpo de Bombeiros Militar atende mais de 200 ocorrências relacionadas com a chuva em SC

Em caso de emergência ligue 193 - Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

X
Mauricio Vieira / Secom

Até a manhã desta quarta-feira (04) o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atuou em mais de 200 ocorrências relacionadas com a chuva que atinge o estado desde a última segunda-feira (02).

A operação para o CBMSC iniciou já na segunda-feira com militares responsáveis pelo monitoramento da situação e quando as 15 equipes de Forças-Tarefa (FTs) entraram em estado de sobreaviso. As FTs são equipes especiais da corporação, compostas por oito bombeiros militares cada, que possuem autonomia e equipamentos para atuação. Cada batalhão possui uma equipe de FT, que sempre é empregada nos eventos extremos.

Nesta manhã os comandantes de todos os batalhões do CBMSC se reuniram virtualmente com o Subcomandante-Geral, coronel Hilton de Souza Zeferino, para a organização das estratégias utilizadas, bem como para análise do panorama no estado e das ocorrências geradas neste período. Às 17h outra reunião será realizada verificar a situação.

Tubarão e Rio do Sul são as regiões mais atingidas

O 8° Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), com sede em Tubarão, é uma das áreas com maior número de registros de ocorrências e há o reforço das equipes de Forças-Tarefa (Fts). Estão atuando na região a FT 08, do próprio BBM; parte da FT 03, de Blumenau; parte da FT 13 de Balneário Camboriú e a FT 06, de Chapecó foi acionada para reforço.

Em Tubarão acontecia nesta semana o Curso de Busca e Resgate em Inundações e Enxurradas (CBRIE), área que está sendo utilizada em grande parte das ocorrências. Os 14 alunos e dois instrutores do curso foram agregados nas equipes, em sistema de revezamento.

Outro local com número elevado de ocorrências é a do 15° BBM, com sede em Rio do Sul, em que atuam a FT 15, do próprio BBM, com acionamento da FT 09, de Canoinhas e a FT 14 de Xanxerê, para reforço. Na região as cidades de Taió e Ituporanga também estão em atendimento e monitoramento constante.

O acionamento de uma equipe de Força-Tarefa não prejudica o atendimento local. Todas as cidades estão com atenção total do CBMSC.

Prevenção

A preocupação do CBMSC seguirá principalmente após a finalização do período chuvoso, por conta dos deslizamentos, que ocorrem por conta do solo encharcado após os períodos de chuva intensa.

O Capitão Alan Delei Cielusinsky, presidente da Coordenadoria de Intervenção em Áreas Deslizadas traz dicas de cuidados que devem ser tomados.

Em caso de emergência ligue 193 – Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Fonte: Clicsc

Tempo

Espetáculo da natureza! Geada transforma as paisagens da Serra Catarinense

Fotos do fotógrafo Wagner Urbano mostra como a geada afetou as paisagens das cidades da Serra

Tempo

Fim de semana deve ser de muito frio em Santa Catarina

A condição climática para os próximos dias será de menos vento

Tempo

Frio intenso em SC; Termômetros podem marcar 0ºC no final de semana

Durante as noites e madrugadas, os termômetros podem marcar mínimas próximas ou abaixo de 0ºC

Tempo

Fotos: Bonecos de neve brasileiros fazem sucesso em páginas de memes

A temporada de bonecos também é registrada pela página “bonecos de neve brasileiros”, que posta criações enviadas por seguidores

Tempo

Tempestade Yakecan segue para oceano e ventos diminuem de intensidade

Tendência é que na medida que a tempestade se afaste da costa, os ventos passem a diminuir de intensidade gradativamente

Mais notícias

Segurança

Traficante é preso com 100 pés de supermaconha em Florianópolis

O local onde a droga foi encontrada foi em uma casa no bairro Rio Vermelho