keyboard_backspace

Página Inicial

coronavirus

Covid-19: ministro nega priorizar vacinação de pessoas com deficiência

Lewandowski considerou o pedido amplo demais para ser atendido

X

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou ontem (27) uma liminar (decisão provisória) para obrigar o governo a considerar todos as pessoas com deficiência como grupo prioritário na vacinação contra covid-19.

O pedido foi feito pelo Podemos, numa ação de descumprimento de preceito fundamental. Entre outros argumentos, o partido havia alegado que o atendimento prioritário previsto na Lei Brasileira de Inclusão (Lei n. º 13.146/2015) abarca também, caso específico da pandemia, “o recebimento prioritário de vacinas, cuidados intensivos em salas de UTI e no uso de respiradores”.

Lewandowski considerou o pedido amplo demais para poder ser atendido. O ministro já havia negado a mesma solicitação à Federação Brasileira de Associações de Síndrome de Down (FBASD). Em ambos os casos, ele afirmou que seria necessário amplo levantamento, avaliações técnicas e estudos logísticos, o que impede a concessão de medida urgente.

“Além disso, considerada a notória escassez de imunizantes no País – a qual, aliás, está longe de ser superada -, não se pode excluir a hipótese de que a inclusão de um novo grupo de pessoas na lista de precedência, sem qualquer dúvida merecedor de proteção estatal, poderia acarretar a retirada, total ou parcial, de outros grupos já incluídos no rol daqueles que serão vacinados de forma prioritária, presumivelmente escolhidos a partir de critérios técnicos e científicos definidos pelas autoridades sanitárias”, escreveu o ministro.

Pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, integram o grupo prioritário da primeira fase de imunização apenas as pessoas com deficiência permanente e severa.

coronavirus

BC terá vacinação dos idosos de 80 anos ou mais nas unidades de saúde e em drive-thru

Nesta sexta-feira (26), às 14h, começa a vacinação contra o coronavírus para idosos com idades com 80 anos ou mais. Além da vacinação estar disponível para essa faixa etária em todas as unidades de saúde, […]

coronavirus

Municipíos da Amfri devem tomar decisão em conjunto assim que Governo do Estado decretar lockdown

Nesta quinta-feira, Moisés anunciou novo decreto onde deve suspender o funcionamento de serviços não essenciais das 23h desta sexta-feira até às 06h de segunda-feira (01/03)

coronavirus

Itajaí suspende aulas e limita atendimentos no comércio para as 22h

Restrições têm objetivo de frear avanço da pandemia e reduzir o contágio

coronavirus

Carlos Wizard e Luciano Hang integram grupo de empresários que busca auxiliar na vacinação contra o covid-19

Para os empresários essa é a saída para a crise sanitária que o Brasil enfrenta e a retomada do crescimento da economia.

coronavirus

Homem acorda de coma após escutar música de bailão em hospital de SC

Após escutar música de bailão que adora junto com mensagem da família, paciente acordou do coma

Mais notícias

Geral

Saiba quais serviços não podem funcionar neste fim de semana durante lockdown em Santa Catarina

Os protocolos de saúde, previstos na publicação, têm o objetivo de desacelerar a curva de contágio da doença em um momento de alta taxa de ocupação dos leitos clínicos e de UTI no Estado

coronavirus

BC terá vacinação dos idosos de 80 anos ou mais nas unidades de saúde e em drive-thru

Nesta sexta-feira (26), às 14h, começa a vacinação contra o coronavírus para idosos com idades com 80 anos ou mais. Além da vacinação estar disponível para essa faixa etária em todas as unidades de saúde, […]