De acordo com a pesquisa “Termômetro Anamaco”, realizada em parceria com a FGV-IBRE e que mensalmente consulta 600 lojas varejistas de materiais de construção em todo o País, o nível de otimismo na Região Sul em relação às vendas para o setor passou de 57% em agosto para 63% em setembro. Além de marcar um momento positivo em meio às discussões sobre os impactos da pandemia no setor, o índice também abre espaço para que as empresas locais pensem também no pós-retomada, de maneira a manter bons resultados não só em um período pontual.
Em relação ao cenário nacional no mesmo intervalo, o estudo mostra que foram registradas altas na percepção de crescimento das vendas nos segmentos de pintura, de 45% para 48%; materiais hidráulicos, de 58% para 60%; e materiais elétricos, de 54% para 58%. Justamente áreas bastante ligadas aos olhares voltados para o lar, que impulsionaram pequenas reformas ou adaptações para o home office durante o isolamento social.
Contudo, ainda de acordo com o relatório, vale observar que a segunda fase do auxílio emergencial teve valor reduzido e linhas de crédito como o PRONAMPE não devem ser renovadas. Para especialistas, este é o momento oportuno para o direcionamento de negócios em modelos sustentáveis após a atual conjuntura, e o Sul deve ter interesse neste sentido, já que, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC), é a segunda maior região em número de estabelecimentos do setor.
“A grande diferença nos próximos passos da indústria é a conexão de empresas para encontrar novos fornecedores, produtos e soluções, tanto para a reestruturação quanto para o atendimento de necessidades de um perfil de consumo que mudou. As feiras de negócio têm um papel importante neste sentido, mas com a impossibilidade de realização o digital entrou em cena como uma verdadeira revolução. O foco agora é usar a tecnologia para juntar todas as pontas da cadeia de forma estratégica”, explica Mayra Nary, diretora de portfólio da Reed Exhibitions, empresa que organiza a FEICON, maior evento voltado para o setor de construção civil da América Latina.
Empresas da Região Sul confirmadas em evento digital inédito
Oito empresas do Sul do Brasil participam do Feiconnect Club, evento digital inédito e gratuito criado pela FEICON e que tem como principais focos as rodadas de negócios e o contato direto entre marcas e compradores, guiados por um sistema inteligente de alinhamento por perfil de interesse. São elas:
Foxlux (PR), que atua com iluminação, ferramentas, materiais elétricos; Full Gauge Controls (RS), com uma linha de instrumentos digitais para automação industrial, comercial e residencial; Mundial Prime (PR), empresa que desenvolve tecnologia em aerossol desde 2006; Lepono (SC), com produtos de hidráulica e máquinas e equipamentos para construção; Claw Motobombas (SC), também do segmento hidráulico; CSM Máquinas e Ferramentas (SC), da área de instalações e hidráulica; Mundial Prime (PR), referência em tintas para construção e automotivo; e Condor Pincéis (SC), com tintas, vernizes e equipamentos para pintura.
“A Feicon é a principal referência da cadeia de construção há quase três décadas justamente por fornecer às empresas e profissionais elementos importantes para direcionamento e tomada de decisão. No momento em que o mercado mais precisa nós reforçamos estes valores com os diversos recursos e o alcance do digital, democratizando o acesso às oportunidades e conteúdo qualificado, dois aspectos fundamentais pensando na retomada no que vem depois”, finaliza Mayra.
O credenciamento para visitantes é gratuito e já está aberto. Basta acessar https://bit.ly/37mjPfi
Serviço
FEICONNECT CLUB
Data: 17 e 18 de novembro
Formato: on-line
Inscrição: gratuita pelo link https://bit.ly/37mjPfi