O livro “O Suquinho da Mamãe”, da jornalista e palestrante Fernanda Rosito, é um dos indicados da Giostri Editora para o Prêmio Jabuti 2024, na categoria Infantil. A obra relata como a jornalista lidou com o câncer, principalmente em relação ao filho Enzo, na época com seis anos de idade. “É um livro para que as crianças possam entender o câncer, uma doença que, cada vez mais, acomete pessoas indiscriminadamente, mulheres, homens, jovens e velhos”, conta Fernanda.
O narrador da história é o próprio Enzo, que descreve como descobriu a doença da mãe. No livro, ele comenta que, ao saber o que de fato acontecia com ela, não sentiu mais medo. “Escrever esta obra foi uma maneira que encontrei de apresentar um pouco da minha história e contribuir para que as pessoas possam lidar com o câncer e a cura, junto aos filhos, de uma maneira assertiva e serena”, afirma a autora, que o intitulou de ‘suquinho’ por ser o termo que ela se refere à quimioterapia, um verdadeiro suco da vida.
Para Alex Giostri, editor responsável, a obra é uma utilidade pública, justamente por se tratar de um relato de superação. “Acreditamos muito nessa indicação, justamente pela leveza como a autora tratou do assunto”, comentou.
As inscrições para o Prêmio Jabuti 2024 encerraram no dia 13 de junho e agora o corpo de jurados trabalha na seleção das melhores obras em cada categoria. Os finalistas devem ser divulgados somente no segundo semestre. Para a autora, independentemente do resultado, ter um livro indicado ao prêmio, que é patrimônio cultural do país e principal referência entre as premiações do mercado editorial brasileiro, é a chancela de uma missão percebida anos atrás. “Além de consolidar a minha carreira como escritora, é uma oportunidade incrível de visibilidade ao tema câncer, mostrando que é possível, sim, falar sem medo sobre a doença para as crianças. Isso é a concretização da minha jornada”, conclui Fernanda.
Sobre a autora
Fernanda Rosito é empresária, jornalista, escritora e palestrante. Natural de Porto Alegre, reside em Itapema (SC). Seu universo envolve o mundo das palavras, da comunicação e da gestão estratégica, por meio de sua agência, a Fê Rosito Marketing e Treinamento. Desde cedo, Fernanda empreende e, após grandes desafios em sua vida, passou a escrever sobre suas próprias experiências e aprendizados com a maternidade, a cura do câncer e as mudanças na carreira.
Fernanda também é autora do livro “Escolhi Viver e Brilhar”, e atualmente já trabalha em sua terceira obra, “Mulheres que Escolhem Brilhar”, que reunirá a história de superação de 12 mulheres, com pré-lançamento para o mês de agosto, em Florianópolis, durante a Imersão SER, evento também organizado pela escritora.
Fonte: Clicsc
Tags:
Sobre o autor:
Davi Paes e Lima
Davi Paes e Lima é jornalista profissional (2874 - SC) desde 2006. É especialista em Comunicação Empresarial e atua na área de Assessoria de Comunicação há 20 anos, desde 2003 - além de ter passagens por veículos especializados. Desde 2020 está à frente da Paes e Lima Comunicação, agência boutique com base em Florianópolis. No associativismo é diretor de eventos da Associação Catarinense de Imprensa (2023/2026). Colabora com notícias corporativas para o portal ClicSC desde 2022.
A obra, que faz parte do selo editorial "Série Mulheres", da Editora Leader, tem coautoria de jornalistas renomadas e prefácios de Analice Nicolau e Mariana Ferreira
Atacarejo do Grupo Pereira é o patrocinador oficial da maior festa germânica das Américas pelo terceiro ano consecutivo; confira as ativações e experiências que as marcas prepararam para o público
Antes restrito apenas a um biotipo, atualmente o mercado de modelos conta com perfis diversos, fugindo dos estereótipos padrões, para atender todos os tipos de campanhas