A primeira semana de agosto reserva dias de sol e tempo firme para Santa Catarina, mas com uma surpresa: as temperaturas podem oscilar entre os 0°C e 30°C durante o mesmo dia. O estado se prepara para um clima ensolarado, com poucas nuvens e sem riscos meteorológicos, mas as autoridades alertam para a baixa umidade do ar em algumas áreas, exigindo cuidados extras com a hidratação, principalmente para os grupos mais vulneráveis.
Nesta terça-feira (01), o centro de alta pressão domina o clima em todas as regiões catarinenses, garantindo um dia de sol e céu com poucas nuvens. As temperaturas mínimas variam entre 8°C e 13°C no estado, podendo atingir 0°C em pontos da serra. No Litoral Sul e Extremo Oeste, as máximas podem chegar a 27°C.
Já na quarta-feira (02), a previsão mantém o tempo firme e ensolarado em todo o estado, mas com algumas variações de nuvens no litoral e norte de Santa Catarina. As temperaturas mínimas oscilam entre 10°C e 15°C nas áreas litorâneas e no Oeste, enquanto nos planaltos e Alto Vale do Itajaí, podem chegar a 5°C a 9°C.
Entretanto, a mudança mais significativa está prevista para a quinta-feira (03), quando os ventos virarão para o quadrante sul, trazendo umidade e aumento de nebulosidade nas áreas ao sul do estado, especialmente no Litoral Sul e Grande Florianópolis. As temperaturas máximas nessas regiões devem sofrer uma leve queda, apesar de não haver previsão de chuva.
A sexta-feira (04) promete ser um dia de tempo firme em todo o estado, com temperaturas amenas pela manhã e altas para esta época do ano no período da tarde. As máximas podem ultrapassar os 30°C no Extremo Oeste e em todo o litoral catarinense.
No sábado (05), a previsão aponta para uma rápida mudança no clima nas áreas litorâneas de Santa Catarina. A passagem de uma frente fria oceânica promoverá aumento da nebulosidade, possibilidade de chuva e queda das temperaturas, trazendo uma variação significativa em relação aos dias ensolarados anteriores.
Durante toda a semana, as autoridades meteorológicas chamam atenção para a baixa umidade do ar, principalmente nas regiões do Grande Oeste aos Planaltos. Recomenda-se um maior cuidado com a hidratação, uma vez que em alguns dias os níveis de umidade podem ficar abaixo de 30%, o que é especialmente preocupante para a saúde das pessoas mais sensíveis.