keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Debate sobre igualdade racial é levado para colaboradores da Águas Camboriú

Debate integra o programa de diversidade e igualdade racial “O Respeito dá o Tom”

X

A discussão sobre a diversidade étnico -racial nas empresas é trazida de forma institucional para a equipe da concessionária Águas de Camboriú. Colaboradores se organizam em grupos para propor ações efetivas e de conscientização acerca do tema. O debate integra o programa de diversidade e igualdade racial “O Respeito dá o Tom”, lançado pelo grupo Aegea há 3 anos.

O objetivo principal é promover a equidade nas oportunidades de acesso à empresa e de crescimento profissional dos colaboradores que se autodeclaram pretos, pardos e indígenas. Da mesma forma, pretende que o ambiente de trabalho esteja livre de racismo, discriminações e atitudes que comprometem o respeito.

O Respeito dá o Tom promove um processo contínuo de aprendizado e conscientização sobre a temática étnico racial entre funcionários da empresa, dos mais antigos aos mais novos, independentemente da posição que ocupam. Nesses quase 3 anos de programa, foram mais de 150 ações mensais no grupo Aegea, tendo a atuação de 13 comitês locais, e um comitê corporativo com os líderes das áreas para acompanhar o planejamento estratégico. Hoje já podemos afirmar que 80% do total do grupo participou de alguma ação do programa Respeito dá o Tom.

Segundo pesquisa do Instituto Ethos, 150 anos é o tempo que as companhias brasileiras em todas as áreas vão demorar para igualar o número de pessoas negras em seus quadros, tendo em vista a proporção dessa população no Brasil. De acordo com Grazielle Machado, responsável pelo departamento de Recursos Humanos (RH) da Aegea Santa Catarina, a retomada das ações locais desenvolvida na concessionária foi uma rodada de conversa online entre os colaboradores para reafirmar os objetivos do programa. A reunião despertou o interesse de colaboradores, que se colocaram à disposição para participar do comitê local do Respeito dá o Tom.

O grupo de trabalho conta com a participação de representantes da Águas de Camboriú e também da Águas de Camboriú, Águas de Penha e Águas de Bombinhas, todas do grupo Aegea. O comitê determina as ações que são feitas nas empresas. Entre as propostas estão a manutenção das rodas de conversa para debater o assunto entre os colaboradores, parceria com instituições de ensino e incentivo ao recebimento de currículos de pessoas negras.

Utilidade Pública

Sala Lilás para acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica é instalada em Penha

O delegado de Polícia Civil de Penha, Dr. Farah apresentou o espaço que será disponibilizado para a instalação da sala que será na sede da delegacia.

Utilidade Pública

São José registra quase 90% de crescimento nas inscrições de MEIs

Nos três primeiros meses de 2021 foram geradas 630 inscrições de MEI no Município

Utilidade Pública

Vereadores de Tijucas pedem campanha de vacinação solidária

Na proposta, os vereadores sugerem que sejam arrecadados alimentos não perecíveis e também agasalhos.

Utilidade Pública

BR-282 na Grande Florianópolis terá interrupções no fluxo para corte de árvores

Os trabalhos acontecem de segunda a sábado em vários pontos entre os km 30 e 60 da rodovia

Utilidade Pública

Certificação reconhece a Águas de Bombinhas como ambiente seguro contra a Covid

Os cuidados básicos com os moradores e colaboradores são primordiais

Mais notícias

Utilidade Pública

Procon de São José atende com agendamento prévio

A medida é necessária para evitar aglomeração de pessoas, sendo que o atendimento deve ser marcado pelo Whatsapp (48) 98477-7790

Cultura e Lazer

Itapema 59 anos: As histórias e belezas do Canto da Praia

Veja agora o primeiro episódio da série de reportagens do Visor Notícias

Segurança

Polícia divulga imagens de operação que apreendeu R$4 milhões na casa de homem morto em Porto Belo

Os Policiais Civis ficaram contando o dinheiro da apreensão por mais de três horas, sendo apreendido entre dólares, euro e reais a quantia de R$ 4.130.000,00 (quatro milhões, cento e trinta mil reais)