keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Declarada morta em UPA, idosa é levada viva para hospital no RS

Família chegou a comprar caixão e escolher local do velório, mas descobriram que a mulher estava viva

X

Um caso raro na área de saúde foi registrado em Cruz Alta (RS), cidade com cerca de 60 mil habitantes distante cerca de 350km da capital Porto Alegre. No dia 22 de abril, a dona de casa aposentada Maria Margarete dos Santos Jesus, 62 anos, deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município apresentando dificuldades. A equipe de saúde prestou atendimento, porém Maria foi declarada morta por volta de 14h02min.

Após comunicar aos filhos que infelizmente a mãe havia morrido, a UPA entregou a Declaração de Óbito (DO) para uma filha registrar em cartório. No campo que indica o motivo que causou o óbito, constava a informação de “morte de causa desconhecida, tipo de morte ignorada”.

Um filho procurou a funerária, e tão logo a irmã chegou com a certidão de óbito registrada no cartório foram escolhidos o caixão, as flores e o local dos atos fúnebres. Maria seria velada na capela da Funerária Freitas e sepultada no cemitério municipal. Enquanto a filha de Maria buscava uma roupa para vestir na mãe, o carro fúnebre com dois agentes funerários partiu em busca do corpo. Quando chegaram a UPA, eles foram comunicados pelo porteiro que a paciente estava viva, e recebendo atendimento. “Nos pediram um contato para avisar a família, pois a UPA não estava conseguindo localizar os filhos”, conta Junior, proprietário da Funerária Freitas.

O caso chegou até a prefeita Paula Rubin Facco Librelotto (MDB), que é médica e já atendeu na UPA. “Entramos em contato com a empresa terceirizada que faz a gestão da UPA, para que preste os esclarecimentos. Será aberto um processo interno para avaliar o que aconteceu, para que as equipes mostrem os prontuários”, disse a prefeita.

Maria Margarete foi transferida com urgência para o Hospital de Caridade de Ijuí, distante cerca de 50km de Cruz Alta, onde passou por um procedimento cirúrgico para colocação de uma mola no coração. Ela segue internada na UTI. Procurada, a filha que registrou o óbito disse estar sem condições de falar do assunto.

Geral

Animal nunca antes registrado no litoral catarinense é visto no mar de Laguna

No mesmo momento em que a raia foi vista, os pesquisadores também viram cinco baleias-jubarte e três toninhas

Geral

Acidente com cinco veículos deixa seis pessoas feridas em rodovia catarinense

A dinâmica do acidente não foram informadas, as equipes atenderam as vítimas feridas em três dos cinco veículos

Geral

Bondindinhos de Balneário Camboriú são leiloados

Os moradores e visitantes de Balneário Camboriú conheciam muito bem os veículos coloridos que faziam o transporte entre Avenida Atlântica e Avenida Brasil

Geral

Projeto internacional de astronomia com participação da UFSC descobre estrela rara

O software desenvolvido, chamado Chimera, é gratuito, e está acessível em https://github.com/astroufsc/chimera.

Geral

Polícia acredita que MC Kevin tenha tentado pular de apartamento para a piscina

O cantor morreu na noite de domingo (16) depois de cair do 5º andar de um hotel na orla da Barra da Tijuca

Mais notícias

Segurança

Polícia recupera R$15 mil em mercadorias furtadas de hospedagem

A ação policial foi das Delegacias da Comarca de Ituporanga e do município de Vidal Ramos

Segurança

Modelo diz que “brincadeira de mau gosto” causou morte de MC Kevin

Modelo postou informações nos stories e depois apagou relato