keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Defesa Civil alerta para ciclones e riscos de inundações e vendaval em SC

Dois ciclones extratropicais devem passar pelo estado nos próximos dias, causando chuvas, ventos fortes, agitação marítima, ressaca e alagamento costeiro

Imagem mostra vista de prédios e ao fundo o mar com céu nublado X
Foto: Camila Diel/ Clicsc
Siga-nos no google-news

A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para a formação de dois ciclones extratropicais que devem se formar nos próximos dias ao largo do Sul do Brasil. Esses fenômenos podem causar chuvas acumuladas, ventos fortes, agitação marítima, ressacas e alagamentos costeiros.

O primeiro ciclone, segundo o órgão, deve se formar no sábado (8), entre os litorais de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O segundo deve aparecer entre terça (11) e quarta-feira (12), no litoral do Rio Grande do Sul e do Uruguai.

A maior influência do primeiro ciclone deve ser notada no domingo pela manhã, com chuvas que podem acumular até 50 milímetros no sul de Santa Catarina em 24 horas.

A Marinha emitiu um alerta para ventos de até 61 km/h desde o Sul até Florianópolis entre as noites de sexta-feira (7) e sábado. O órgão também prevê ressaca na região Sul, até Laguna, com ondas que podem alcançar 2,5 metros entre a manhã de sábado e a madrugada de domingo (9).

A Epagri/Ciram indica que a média histórica de chuvas esperada para todo o mês de julho na região varia entre 110 e 130 milímetros.

A influência do segundo ciclone deve provocar chuva, rajadas intensas de vento no litoral, mar agitado, alagamentos costeiros e ressaca.

Segundo o engenheiro civil especializado em geotecnia, Ricardo Mirisola, a formação de ciclones é comum nesta época do ano devido à presença de frentes frias que encontram uma zona de baixa pressão.

Mirisola alerta para os riscos gerados pela influência desses fenômenos, como as chuvas intensas. Ele cita que isso exige um estado de alerta, pois pode levar a inundações, superando a capacidade dos sistemas de drenagem, e até mesmo deslizamentos de terra.

Para minimizar os riscos, Mirisola dá algumas orientações, aconselhando a evitar áreas com risco de inundação. As pessoas que vivem em áreas de risco de deslizamento devem estar atentas a sinais de um possível deslizamento, como a presença de chuva com lama e pedaços de terra.

O especialista também aconselha a população a ficar atenta aos canais de comunicação da Defesa Civil. Emergências podem ser reportadas para o número 199 e, para os bombeiros, pelo 193.

Tais ciclones são eventos naturais que, apesar de comuns, exigem preparação e consciência das pessoas que vivem nas áreas afetadas, para garantir a segurança de todos.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Tempo

59 oportunidades de emprego são divulgadas pela Arteris

Vagas estão distribuídas em quatro estados

Tempo

Em 63 anos, inverno de 2024 é o segundo mais quente

Dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

Tempo

Frente fria traz chuva e temperaturas baixas para SC na última semana de inverno

Chuva persistente e clima ameno marcam a transição para a primavera

Tempo

Alerta para onda de calor em SC! Domingo pode registrar até 40ºC

Até a próxima quinta-feira (12) as temperaturas ficarão altas e com baixa umidade do ar

Tempo

Chuva preta pode atingir o Sul do Brasil nos próximos dias

Fenômeno causado por queimadas afeta agricultura e saúde

Mais notícias

Artigo

Opinião: sonegação fiscal e lavagem de dinheiro

Advogado criminalista Alexandre Salum Pinto da Luz, de Florianópolis (SC), assina artigo sobre sonegação fiscal e lavagem de dinheiro

Tempo

59 oportunidades de emprego são divulgadas pela Arteris

Vagas estão distribuídas em quatro estados