A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta de temporais e eventual queda de granizo a partir de quinta-feira (4). Antes disso, na quarta-feira (3), há a possibilidade de chuvas fracas. Segundo a Defesa Civil, a instabilidade associada ao sistema de baixa pressão no oceano, próximo do litoral do Rio Grande do Sul, deixará o dia chuvoso nas áreas de divisa com o estado gaúcho.
O risco para ocorrências é considerado baixo a moderado, especialmente por conta da chance de temporais. As temperaturas pela manhã variam entre 13°C e 19°C, e as máximas ficam entre 25°C e 27°C no litoral e áreas próximas à tarde, enquanto as demais regiões contarão com no máximo 22°C.
A partir de quinta-feira (4), a atuação de uma frente fria combinada a áreas de baixa pressão, ar quente e úmido vindo da região Amazônica resulta em temporais isolados e chuvas persistentes em Santa Catarina. As cidades do Extremo-Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Vale do Itajaí, parte do Litoral Norte e Sul e Planaltos são as regiões com risco de temporais isolados.
Após os temporais, a chuva permanece de forma persistente, especialmente nas cidades do Extremo-Oeste, Oeste, Meio-Oeste, parte dos Planaltos e Alto Vale do Itajaí, com possibilidade de altos acumulados de chuva. O risco para ocorrências é moderado a alto.
Na sexta-feira (5), há muitas nuvens e possibilidade de chuva acompanhada de temporais isolados. Nas cidades do Grande Oeste e Planaltos, a chuva pode ser persistente, com altos acumulados, devido ao contínuo fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica em direção a Santa Catarina e a presença de instabilidades atmosféricas. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas às chuvas e aos temporais.
As temperaturas mínimas variam de 14 a 17°C, e as máximas não passam dos 24°C, exceto no Litoral Norte, Baixo/Médio Vale, onde as máximas podem chegar perto dos 28°C. Ventos com fraca a moderada intensidade, de direção de quadrante norte em boa parte de Santa Catarina e de sudeste nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. São esperadas algumas rajadas pontuais em torno de 50 km/h.
No sábado (6) e domingo (7), há variação de nuvens, com previsão de chuva a qualquer momento do dia e que podem vir acompanhadas de temporais bem isolados em Santa Catarina, principalmente do Extremo Oeste ao Litoral Sul, por conta do fluxo de umidade vindo da região Amazônica. No decorrer dos dias, podem acontecer algumas aberturas em que o sol aparece, com maiores chances nas áreas do norte de Santa Catarina, parte do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
Antes restrito apenas a um biotipo, atualmente o mercado de modelos conta com perfis diversos, fugindo dos estereótipos padrões, para atender todos os tipos de campanhas