keyboard_backspace

Página Inicial

Meio ambiente

Defesa Civil de Balneário Camboriú irá notificar moradores de áreas com risco de deslizamentos e inundações

Serão notificados cerca de 600 imóveis em 40 setores previamente mapeados

X
Foto: Divulgação
Siga-nos no google-news

Nesta semana, a Defesa Civil de Balneário Camboriú deu início a uma ação preventiva, visando notificar os moradores de áreas consideradas de risco geológico e hidrológico. Segundo informações divulgadas, cerca de 600 imóveis localizados em 40 setores previamente mapeados pelo Diagnóstico Socioambiental do Município serão visitados pelos agentes. As visitas, programadas para ocorrer em horário comercial, têm como objetivo principal informar os residentes sobre os riscos associados à ocupação dessas áreas, especialmente em face de desastres naturais como deslizamentos, erosões e inundações.

Os agentes da Defesa Civil, que pertencem ao quadro efetivo do município, realizarão as notificações entregando uma cópia do documento expedido pela Prefeitura. Essa medida busca conscientizar os moradores sobre a importância da segurança e os perigos de permanecer em imóveis situados em regiões vulneráveis. A seleção dos setores e imóveis a serem notificados baseia-se em estudos técnicos e no Diagnóstico Socioambiental, garantindo que a ação seja direcionada de forma eficaz.

O trabalho será executado de acordo com um cronograma que prevê a abrangência de 12 bairros, seguindo a setorização e o grau de risco identificado pelo Diagnóstico Socioambiental. A região do Setor 06, localizada na extensão da Rua Pardal/Avenida dos Estados, no Bairro Ariribá, será a primeira a receber a equipe da Defesa Civil.

O Diagnóstico Socioambiental de Balneário Camboriú, publicado em 2020, é um documento técnico que desempenha um papel fundamental na identificação de áreas prioritárias para preservação e desenvolvimento sustentável da cidade. Além de definir regiões de interesse ambiental, o diagnóstico aponta locais com risco geológico, onde a ocupação deve ser limitada.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Meio ambiente

Projeto mantido pelo Fort Atacadista recebe Prêmio Expressão de Ecologia

Projeto Limpeza dos Mares foi contemplado com o Prêmio Expressão de Ecologia; premiação foi realizada em Florianópolis no último dia 31

Meio ambiente

Händz cria acessórios sustentáveis a partir da fibra do café

A borra de café quando tratada como resíduo pode poluir solo, água e emitir gás metano

Meio ambiente

Campanha Heróis do Verão terá tenda na praia para conscientizar moradores e turistas em Itapema

As ações práticas da campanha vão acontecer na Praia do Centro e na Meia Praia, veja datas

Meio ambiente

Possível tornado no Meio-Oeste de SC é registrado em vídeo

Fenômeno seria o sexto em menos de um mês no estado

Meio ambiente

Maior iceberg do mundo começa a se mover após 30 anos e põe espécies em risco

O bloco de gelo de tamanho colossal ficou imóvel por mais de 30 anos e pesa aproximadamente um trilhão de toneladas; Imagens de satélite indicam que ele está se movendo rapidamente

Mais notícias

Geral

South Run promove mutirão de limpeza na Praia do Riozinho, em Florianópolis

Atletas, patrocinadores e comunidades estarão reunidos no próximo sábado, dia 21, a partir das 8h30, para ações de educação, conscientização e proteção ambiental em parceria com a Mysticeta Research

Eventos

Novo food hall em Florianópolis recebe convidados em noites de pré-inauguração

Nos dias 11 e 12 de setembro, o Estação Santa Mônica recebeu imprensa, formadores de opinião e convidados; empreendimento abriu oficialmente na última sexta-feira (13)