keyboard_backspace

Página Inicial

Sem categoria

Defesa Civil realizou simulado de mesa de deslizamento de terra

Ocorrências como alagamentos, deslizamentos de terra, desaparecimento de pessoas fizeram parte das suas situações simuladas que também testou o tempo de resposta de cada órgão para executar as atividades do Plano de Contingência.

Para treinar os agentes do Grupo de Respostas de Ações Coordenadas (GRAC) foi realizado nesta terça-feira (23), um simulado de mesa de deslizamento de terra, em Balneário Camboriú. Integrantes de diversas secretarias e órgãos que integram o GRAC simularam como atuariam em uma situação real, como em ocorrências de pessoas feridas, desaparecimentos e resgate de pessoas.

Ocorrências como alagamentos, deslizamentos de terra, desaparecimento de pessoas fizeram parte das suas situações simuladas que também testou o tempo de resposta de cada órgão para executar as atividades do Plano de Contingência. Os deslizamentos ocorriam em diversos pontos de Balneário Camboriú, como no Bairro das Nações, Estrada da Rainha e Vila Fortaleza.

“Essa ação é feita para alinharmos e melhorarmos a atuação das equipes diante de desastres ou ocorrências, para que em situações reais consigamos dar uma resposta bem mais rápida. Muitas coisas que treinamos nos simulados anteriores funcionaram muito bem nesse mês com as chuvas que atingiram a cidade, como o abrigo e a sincronização das equipes”, explicou o diretor da Defesa Civil, Fabrício Melo.

Os participantes foram divididos em sala de comando, onde ficaram as pessoas que tomavam as decisões durante os eventos climáticos e na sala operacional ficou o grupo que realizava a logística e executava os resgates das pessoas. Todos os grupos passavam informações, de uma sala a outra, via rádio ou celular.

O simulado ocorreu no Ginásio Multieventos Sérgio Lorenzato, no Bairro das Nações. Participaram da ação a Defesa Civil, Agentes de Trânsito, Bombeiros, SAMU, SEMAM, Polícia Militar e FME. Outros simulados como esse serão realizados no próximo semestre e também estão previstos dois simulados de campo neste ano.

Mais notícias