keyboard_backspace

Página Inicial

Sem categoria

Defesa Civil reúne prefeitos de municípios atingidos por enxurrada

No encontro em Florianópolis, participaram os prefeitos de Sangão, Gaspar, Blumenau, Penha, Porto Belo, Presidente Getúlio, São Francisco do Sul, Vargem, Itapema e Bom Retiro.

X

A Secretaria de Estado da Defesa Civil realizou nesta segunda-feira, 29, uma reunião com prefeitos dos municípios atingidos pelas chuvas dos últimos dias. No encontro em Florianópolis, participaram os prefeitos de Sangão, Gaspar, Blumenau, Penha, Porto Belo, Presidente Getúlio, São Francisco do Sul, Vargem, Itapema e Bom Retiro. Já no Centro Regional de Xanxerê, os prefeitos de Coronel Martins, Galvão e Marema participaram via vídeoconferência. Em Brasília, o secretário Nacional de Defesa Civil, Renato Newton Ramlow, também interagiu via vídeoconferência.

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, explica que o objetivo da audiência é acelerar o atendimento dos municípios entre Governo do Estado e Governo Federal. “Nossa intenção é ser ágil na resposta ao cidadão. Este encontro dá celeridade aos municípios quanto aos planos de trabalho em construção. Isso faz com que o serviço seja mais rápido”, comenta.

Durante esta segunda, os municípios terão a oportunidade de serem assessorados por técnicos da Defesa Civil Estadual e do Governo Federal para elaborar os planos de trabalho de reabilitação e reconstrução. Isso faz parte das etapas para conseguir recursos para os municípios, como explica o secretário. “Temos fases que devem ser cumpridas, que é a homologação do decreto pelo Estado e reconhecimento pelo Governo Federal; elaboração dos planos de reabilitação e reconstrução e depois a captação de recursos para poder minimizar os estragos causados pelas chuvas”, diz Moratelli.

Os prefeitos dos municípios que participaram da reunião em Florianópolis, no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), e no Cigerd Regional em Xanxerê, estão com os documentos em trâmite para homologação e reconhecimento. Estiveram presentes ainda lideranças políticas de Santa Catarina.  

Mais notícias

Utilidade Pública

Procon de São José atende com agendamento prévio

A medida é necessária para evitar aglomeração de pessoas, sendo que o atendimento deve ser marcado pelo Whatsapp (48) 98477-7790

Segurança

Diarista encontrada morta no rio Itajaí-Açu teria pegado carona com conhecido

Prisão do assassino pode ocorrer nos próximos dias, segundo a Polícia Civil