keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Denúncias para limpeza de terrenos crescem depois de notificação da Prefeitura de Piçarras

Em 19 de abril, a Prefeitura de Balneário Piçarras notificou os proprietários de terrenos baldios para limpeza dentro do período de 10 dias, válidos até esta quarta-feira (29). Desde a notificação, o número de denúncias […]

X
Divulgação
Siga-nos no google-news

Em 19 de abril, a Prefeitura de Balneário Piçarras notificou os proprietários de terrenos baldios para limpeza dentro do período de 10 dias, válidos até esta quarta-feira (29). Desde a notificação, o número de denúncias de terrenos que descumprem as normas do Código de Posturas municipal cresceu em cerca de 50%.

De acordo com o Art. 7º – A do Código de Posturas, os terrenos dentro de Balneário Piçarras “[…] devem ser mantidos livres de qualquer tipo de vegetação indesejada, águas empoçadas, entulho, animais peçonhentos e materiais prejudiciais à saúde, higiene, limpeza e salubridade da coletividade”. Ao todo, foram recebidas 105 manifestações referentes a terrenos baldios com acúmulo de lixo ou falta de manutenção, os quais a maior parte foi notificada pela Vigilância Sanitária.

“Após a reportagem transmitida no Jornal da Record, percebemos um aumento no registro dessas reclamações. Ou seja, a população está atenta e procurando a Prefeitura por meio dos nossos diversos canais: telefone, e-mail, WhatsApp e presencial, tomando os devidos cuidados devido à pandemia. Recebemos todo tipo de solicitação: acesso às informações, reclamações, elogios, sugestões, dúvidas e denúncias. A Ouvidoria Municipal é uma importante ferramenta para a defesa da comunidade, a transparência e a democracia”, enfatiza a Controladora Geral, Fabiane Quintino.

A multa para o descumprimento da notificação de limpeza corresponde a três Unidades Fiscais Municipais (UFM) ao proprietário ou possuidor. O parágrafo 3º do art. 7º – A dispõe que “[…] sem que haja a adequação dos imóveis considerados irregulares perante este artigo, o Município, por meio do órgão competente ou de pessoa jurídica delegatária de serviços públicos, poderá ordenar a execução da limpeza do imóvel, o que constituirá fato gerador de taxa de serviços públicos”. A multa para limpeza varia entre nove e 13 UFM.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias ClicSC.
Cidades

Santa Catarina celebra a marca de mais de 150 Selos ARTE concedidos pela Cidasc

O reconhecimento ressalta a excelência e a autenticidade dos produtos regionais

Cidades

Arranha-céu de 211 metros de altura em BC parece até ser transparente e foto viraliza

Conheça o prédio de 61 andares que parece ser 'invisível' em Balneário Camboriú

Cidades

Obra do engordamento chega à Jurerê Tradicional

Para o lado de Jurerê Internacional ser totalmente alargado faltam apenas 60 metros

Cidades

Blumenau: Defesa Civil ordena evacuação de casas em zona de deslizamento

As famílias afetadas foram notificadas na última sexta-feira (10) e terão que deixar os imóveis imediatamente

Cidades

Celebrações marcam os 191 anos de história de Porto Belo

Tradicional corte do bolo acontecerá às 15h

Mais notícias

Geral

Chuva de meteoros Líridas terá pico nesta segunda-feira (22)

O melhor momento para observação do fenômeno será por volta das 4h da manhã

Segurança

Mulher morre afogada na Praia da Pinheira em Palhoça

O Corpo de Bombeiros iniciou o trabalho de reanimação, mas a vítima não resistiu