keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Deputado Peninha quer reduzir casos de violência contra mulher em Santa Catarina

Parlamentar esteve com a ministra Damares Alves para debater sobre programas voltados à área

X
Siga-nos no google-news

Preocupado com a situação da violência contra mulher no Brasil e em Santa Catarina, o deputado federal Rogério Peninha (MDB/SC) esteve em reunião com a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, nesta quarta-feira (13), em Brasília. 

No ano passado, os canais Disque 100 e Disque 180 receberam mais de 100 mil denúncias de mulheres que sofreram agressão no País. Em Santa Catarina, ao menos uma mulher por semana foi vítima de feminícidio. “Nós, governantes, não podemos fechar os olhos para esta situação. O Governo Federal tem programas excelentes neste sentido e podemos levar para as cidades catarinenses”, explica o deputado.

Peninha também fez o pedido para que seja reforçada a proteção à criança e ao idoso. “Fico muito contente que o deputado e os municípios estejam preocupados com estas pautas, precisamos mudar muita coisa no Brasil”, afirmou Damares.

Gaspar quer ser modelo

Um exemplo de cidade que pretende implantar um núcleo de atendimento e proteção à mulher é Gaspar, no Vale do Itajaí. “A cidade está crescendo, estamos no entorno de grandes cidades e este cenário gera uma demanda maior na área social”, explicou o prefeito Kleber Wan-Dall, que participou da audiência com a ministra e deputado.

Além do prefeito, também estiveram o vice Marcelo Brick e os vereadores Zilma Benevenutti e Junior Hostins. A comitiva ouviu da ministra informações sobre programas como o Salve Uma Mulher, Maria da Penha vai à Escola e Maria da Penha vai à Roça, que instituem uma política de combate à violência.

Para o deputado Peninha, é importante criar um núcleo de atendimento e proteção à mulher. “As vítimas precisam se sentir seguras para denunciar, sentir que serão acolhidas. Quem sabe Gaspar inicie um modelo neste sentido que sirva de exemplo para Santa Catarina e para o Brasil”.

Fortalecimento familiar

A secretária nacional de políticas para as mulheres, Cristiane Britto, ressaltou ainda que existem diversas ações com o objetivo da preservação do núcleo familiar.

A ministra Damares fez o convite para que uma equipe técnica da Prefeitura de Gaspar visite o Ministério e conheça a estrutura de programas ofertada para atuar no combate à violência e acolhimento das denúncias. 

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias ClicSC.
Política

Prefeito e vice-prefeito de Porto Belo anunciam novo secretário de Agricultura

A pasta será assumida por Gilberto João Pedro, que já possui experiência na área, tendo atuado anteriormente como secretário

Política

Confira os prazos do calendário eleitoral de julho

Veja condutas e etapas permitidas e vedadas a partir deste mês para quem for disputar as eleições de 2024

Política

Morre o vereador de Florianópolis Gabrielzinho, aos 39 anos

Parlamentar estava internado na UTI desde o dia 11 de junho

Política

Alesc aprova “Junho Violeta” para conscientização sobre violência contra pessoas com deficiência

Até então, o projeto era dedicado exclusivamente às ações de prevenção da violência contra a pessoa idosa

Política

Morre Paulo Konder Bornhausen, ex-político de SC e empresário

Paulo iniciou sua carreira política como deputado estadual em 1954

Mais notícias

Grande Florianópolis

Imobiliária cresce 92% em um ano e premia corretores com carros 0Km

A Gralha Imóveis entregou uma cegonha cheia de veículos como reconhecimento aos corretores que mais venderam em 2024 e premiou mais 65 colaboradores que se destacaram durante o ano; premiações totalizam R$1 milhão

Geral

Após reunião com governador, Azul analisa continuidade de voos no Aeroporto de Correia Pinto

Reunião com lideranças propõe soluções para evitar suspensão do Aeroporto Regional da Serra Catarinense em março