keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Dezembro será marcado por calor intenso e chuvas frequentes

A previsão é de chuvas acima da média no Sul

X
Foto: MetSul/ Reprodução
Siga-nos no google-news

O Sul do Brasil começa a ter mais dias de calor em dezembro, enquanto o Sudeste e o Centro-Oeste enfrentam mais chuvas, já que é o começo da estação chuvosa nessas regiões. Esse mês marca o começo do verão climático, que vai de dezembro a fevereiro, e o verão astronômico, que começa oficialmente no dia 21 de dezembro, com o solstício de verão às 6h20.

A chuva é mais comum no Sudeste e no Centro-Oeste devido à Zona de Convergência do Atlântico Sul, uma área de umidade que vem da Amazônia e segue até o Sudeste. Isso provoca chuvas frequentes e fortes, especialmente com a chegada de frentes frias.

No Sul, embora também ocorram frentes frias, elas são menos frequentes e costumam passar pelo oceano. Por isso, as chuvas nessa região são mais irregulares, acontecendo principalmente pela tarde e noite, associadas ao calor e à umidade. Às vezes, essas chuvas podem virar temporais.

Nos últimos anos, entre 2020 e 2022, o fenômeno La Niña causou pouca chuva e seca no Sul. No ano passado, o El Niño trouxe temperaturas mais altas e chuvas fortes. Para 2024, espera-se que o clima no Pacífico fique em uma fase neutra, ou seja, sem a presença de La Niña ou El Niño, mas com águas mais frias no Pacífico Centro-Leste.

A previsão para dezembro é de chuvas acima da média no Sul, principalmente no Paraná, onde a chuva deve ser mais intensa e frequente, por causa da combinação de calor e umidade. No Sudeste e Centro-Oeste, também há previsão de chuvas perto ou acima da média.

Essas chuvas no Centro-Oeste e Sudeste são causadas pela convecção, ou seja, pela combinação de calor e umidade, o que faz com que os volumes de chuva variem muito de um lugar para outro. Em algumas regiões, pode chover muito em poucas horas, enquanto em outras a precipitação será mais baixa.

Em relação às temperaturas, espera-se que em dezembro a maior parte do Centro-Sul do Brasil tenha temperaturas mais altas que a média histórica, especialmente no Centro-Oeste e no Sudoeste. No Sul, as temperaturas também devem ficar acima da média, especialmente no Paraná.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.
Tempo

SC deve ter tempo instável com chuvas no Litoral e calor de até 36°C no Oeste

No fim de semana, a tendência é de aumento nos temporais

Tempo

Inmet emite Alerta Laranja para tempestades severas em SC

O alerta inclui o Vale do Itajaí e o Norte Catarinense

Tempo

Confira a previsão do tempo para o Natal em SC

O avanço de uma frente fria deve trazer instabilidade em todo o estado

Tempo

Natal será chuvoso? Confira a previsão detalhada

As chuvas começaram atingir o Estado nesta quinta

Mais notícias

Grande Florianópolis

Confeitaria lança cardápio especial de Páscoa com novidades originais e irresistíveis

Loja liderada pela confeiteira Júlia Cherem, no centro de Florianópolis, inova nos sabores com ovos de colher de pistache com frutas vermelhas e de cookies com nutella e chocolate belga

Eventos

Hub de talentos com foco na capacitação e apresentação de jovens para o mercado da moda e do entretenimento promove primeira edição internacional

O Bella Fashion Tour, organizado pela Bella Hub de Talentos, realiza edição inédita em Rivera, no Uruguai, na fronteira com Santana do Livramento (RS); inscrições limitadas estão abertas para jovens artistas de cidades gaúchas vizinhas à região fronteiriça