keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Dia do Chimarrão: conheça os benefícios da bebida mais amada do Sul do Brasil

Feito a partir da erva-mate, planta nativa da América do Sul, o chimarrão também é consumido misturado a diferentes chás: anis, verde e hortelã, além de capim-cidreira e funcho.

X
Foto: Erva Gaúcha

Neste sábado, dia 24 de abril, é comemorado o dia da famosa bebida feita com erva-mate. O chimarrão é considerado um dos principais símbolos culturais do sul do país e, além de ser cultural, é também considerado um costume que faz bem para a saúde. Feito a partir da erva-mate, planta nativa da América do Sul, o chimarrão também é consumido misturado a diferentes chás: anis, verde e hortelã, além de capim-cidreira e funcho.

Conheça alguns dos benefícios do mate:

Elimina a fadiga e o cansaço – O chimarrão é rico em alcaloides, principalmente a cafeína, o chimarrão tem a capacidade de ajudar na eliminação da fadiga, diminui também o cansaço mental.

Ajuda na digestão – A erva-mate possui propriedades digestivas, laxativas, combatendo a constipação intestinal, depois de um belo almoço de domingo ou aquele churrasco tomar chimarrão ajuda na digestão e também no bom funcionamento do intestino.

Diurético – Como o chimarrão deve ser tomado muito quente, ele pode ajudar muito no bom funcionamento dos rins, promovendo a eliminação de líquidos, o que o torna perfeito para combater quem tem retenções e inchaços. O chimarrão tem excelente efeito diurético.

Fonte de vitaminas e sais minerais – O chimarrão é considerado um excelente alimento por conter quase todos os ingredientes necessários para o organismo, ele possui minerais: ferro, fósforo, potássio e manganês, completando a dieta.

Fonte de antioxidantes – O chimarrão contém uma grande quantidade de antioxidantes, que faz com que o organismo possa combater o envelhecimento celular, seus compostos fenólicos presentes no chimarrão são capazes de retardar o envelhecimento das pessoas.

Diminui o colesterol ruim – O chimarrão ajuda a diminuir a glicose no sangue. Os compostos fenólicos agem inibindo uma enzima responsável pela síntese de glicose no fígado diminuindo assim o colesterol ruim, também diminuem a capacidade do receptor de glicose no intestino provocando a menor absorção de açúcar.

Ajuda no emagrecimento – O chimarrão acelera o metabolismo e aumenta o gasto calórico, isso aumenta a queima de gordura auxiliando assim no emagrecimento.

Benéfico para o coração – O chimarrão contém polifenóis que elimina o acúmulo de gordura nas artérias, protegendo o coração, seu alto índice de antioxidantes previnem doenças cardíacas.

Fonte: Clicsc

Geral

Corpo do ator Paulo Gustavo será cremado nesta quinta-feira

Cerimônia será reservada para a família e amigos

Geral

Ataque em Saudades: crianças mortas são sepultadas lado a lado; vídeo mostra cortejo fúnebre

Ainda na manhã desta quarta, as vítimas do atentados foram veladas em um ginásio coletivo. Uma missa de corpo presente, com o Bispo Dom Odelir José Magri da Diocese de Chapecó-SC e Pe, será realizada.

Geral

Motorista é atacado por enxame de abelhas africanas em SC

Ele dirigia um caminhão quando foi atacado dentro da cabine por abelhas da espécie africana

Geral

Foguete chinês descontrolado deve entrar na atmosfera no fim de semana

Apesar de a maior parte dos destroços acabar por se incendiar na entrada na atmosfera, o tamanho do foguete, de 22 toneladas, cria o receio de que algumas partes podem não se desintegrar e eventualmente atingir áreas da Terra.

Geral

Entenda o que é embolia pulmonar que agravou estado de saúde de Paulo Gustavo

Família do artista foi chamada pelos médicos ao hospital nesta terça-feira

Mais notícias

Política

Paulinho é recebido pelo líder do governo Bolsonaro na Câmara e apresenta novos projetos de mobilidade e turismo para Bombinhas

Uma das regiões beneficiadas é a do Mariscal, uma das praias mais procuradas pelos banhistas que todos os anos visitam a cidade

Segurança

Mãe espanca filha de 7 anos e deixa criança sem comida por dias; caso é investigado

Como forma de castigo menina era deixada de joelhos na cozinha durante toda a madrugada sem poder dormir